Feltro sem Filtro: um espaço para quem tem paixão pelo artesanato em feltro

Na estreia de sua coluna, Luciano Amado conta como teve a vida transformada a partir do trabalho com o feltro

Feltro sem Filtro: fique por dentro das últimas tendências e saiba como ganhar dinheiro com o Artesanato em feltro! Feltro sem Filtro: fique por dentro das últimas tendências e saiba como ganhar dinheiro com o Artesanato em feltro! Inspiração
Feltro sem Filtro: um espaço para quem tem paixão pelo artesanato em feltro

Nasci praticamente em uma fábrica de feltros de lã coloridos. Comecei a trabalhar aos 14 anos para ajudar meu pai, na área de acabamento. Foi exatamente nesse local que comecei a pegar as sobras e transformá-las em artesanato em feltro, há 42 anos. Ficava encantado com as combinações das cores, textura e facilidade de manuseio dos retalhos. Meu primeiro trabalho foi fazer tapetes de chão, de refiles de feltro. Conforme ia saindo a produção, novas descobertas das combinações de cores que eu poderia fazer saiam juntas, além de uma sensação muito boa de querer mais! A Santa Fé, esta fábrica que estou falando, iniciou com seis cores.

Luciano, em 19 ,aos xx anos, trabalhando no processo de confecção do feltro
Luciano, em 1980,aos 19 anos, trabalhando no processo de confecção do feltro

Eu, logo em seguida, corri para aprender a fazer o feltro e fui parar na produção, querendo entender todo o processo para aumentar a quantidade de cores e poder criar mais combinações. Em muito pouco tempo, já sentia a deliciosa sensação de combinar mais de 36 cores diferentes. Logo foram 60! A Santa Fé foi crescendo e eu segui com minha arte, desenvolvendo cada vez mais feltros diferentes pois, assim como eu, outros artesãos necessitavam disso para diversificar sua produção artística. Até cheguei a dar aulas de feltro durante cinco anos. Aprendi, ensinei e sigo aprendendo a cada novo trabalho que realizo!

As turmas dos cursos no SESC ministrados por Luciano e seus multiplicadores, como Marcelo Darghan, chegaram a ter quase 2 mil alunos por dia!
As turmas dos cursos no SESC ministrados por Luciano e seus multiplicadores, como Marcelo Darghan, chegaram a ter quase 2 mil alunos por dia!

Hoje milhares e milhares de pessoas utilizam e desenvolvem lindos trabalhos de artesanato, sustentam suas famílias e fazem dessa arte maravilhosa, uma fonte importante de renda que passa de geração para geração. Eu e o feltro crescemos juntos e nos tornamos amigos inseparáveis. Ele me ajudou a descobrir  o mundo das cores e a desenvolver  meu lado mais sensível e eu ajudei no seu rejuvenescimento, estilo, cores, estampas e novas tecnologias que serão apresentadas nessa nova coluna mensal, Feltro sem filtro.

Feltro-em-Contos-de-Fadas_Fernanda-Lacerda
O feltro é capaz de materializar sonhos! O cliente imagina e o artesão transforma realidade em peças encantadores como essas…

artesanato_em_feltro

guirlanda_em_feltro

(crédito da foto: reprodução Instagram @santafefeltros)
(crédito da foto: reprodução Instagram @santafefeltros)

jardim_encantado_fadas_em_feltro

(crédito da foto: reprodução Instagram @santafefeltros)
(crédito da foto: reprodução Instagram @santafefeltros)

Espero que gostem e que seja muito útil para o trabalho de todos aqueles que, como quem vos escreve, é apaixonado pelo artesanato em feltro! Colorir o mundo ao seguir desenvolvendo a “Eterna Arte”: esse é o nosso objetivo. Eu, o feltro e você! Vamos?

Luciano_Amado

Luciano Amado trabalha com feltro desde os 14 anos. É artesão e artista por natureza. Pós-graduado em Publicidade e Marketing  já teve vários trabalhos de artesanato publicados em revistas especializadas. Apaixonado por fotografia – e por cachorros – já viajou o mundo expondo suas fotos, mas se sente em casa mesmo no chão de fábrica. É em meio à Mata Atlântica, onde mora, que recarrega as energias para seguir evoluindo seu trabalho, como Diretor da Feltros Santa Fé.

LoadingAdicionar aos favoritos Facebook
17 Comentários. Participe! :)
  1. Mercilene Sousa 20/03/2017 #

    Que linda história! Temos muito a te agradecer, pois se hoje temos o melhor feltro e a enorme variedade de cores e estampas que a Santa Fé tem, devemos a você! Muito obrigada por tornar ainda mais lindas as nossas artes!

  2. Rachel Savio De Mello Carvalho 20/03/2017 #

    Uauuuu muito legal sua história, legal saber um pouco do feltro que é o amor dá minha vida , espero aprender muito com vc.
    Parabéns Luciano Amado.
    #feltroSantaFé

  3. maria goretti minari 20/03/2017 #

    Muito interessante! gostei.

  4. Jô Sousa 20/03/2017 #

    Isso que é inspiração pra todas nós artesãs que amamos Feltro ( Santa Fé ????).
    Parabéns e obrigada por fazer o meu mundo mais colorido…

  5. Jô Sousa 20/03/2017 #

    Jô Sousa 20/03/2017 #
    Isso que é inspiração pra todas nós artesãs que amamos Feltro Santa Fé.
    Parabéns e obrigada por fazer o meu mundo mais colorido…

  6. Roseli da Silva Mosconi 21/03/2017 #

    Luciano, como você sabe, o feltro Santa Fé sempre fez parte da minha vida, referência para meus trabalhos na infância, juventude e hoje mais ainda com meu trabalho de Arteterapia com mulheres. O feltro é o meu elo com o mundo mágico onde tudo o que imaginamos conseguimos fazer. Obrigada por sempre prezar a qualidade do seu produto há 2 gerações! Sucesso!!!????????

    • Roseli da Silva Mosconi 21/03/2017 #

      Sucesso!!!!

  7. Fabiana Oliveira 21/03/2017 #

    Linda história… e com essa bênção do feltro hoje posso complementar a renda do meu lar, podendo assim dar um conforto melhor para meus filhos…
    Que Deus continue abençoando o feltro,projetos e conquistas de todos nós!
    Parabéns pela história…

  8. josefa mara thayse santos cavalcante 21/03/2017 #

    Amei demais saber isso tudo. Muito motivador e a junção da melhor marca de feltro do mercado com a Eduk vai ser perfeita pra nós artesãs. Amei demais

  9. Roberta Saraiva 21/03/2017 #

    Amei a história, é muito legal quando fazemos algo que gostamos, amo muito artesanato, me apaixonei pelo artesanato em feltro e a Santa Fé tem tantas cores e opções lindas para trabalharmos! Muito obrigada por seu amor ao feltro isso nos alegra, contagia e motiva em nossas escolhas.

  10. Jú Tofolli Moreira 21/03/2017 #

    Que história inspiradora Luciano!!! Parabéns pela iniciativa lá atras qiando jovem, parabéns por toda sua trajetória. É muito bom saber que temos “gente como a gente” como um dos diretores da Santa Fé, que conhece bem o processo de criação com feltro. Obrigada por sempre buscar novas opções de cores e estampas que acrescentam tanto ao nosso trabalho. E muito bacana a eduk abrir esse espaço e contar essa história pra gente. Super obrigada!!!

  11. aline rodrigues 21/03/2017 #

    Que linda história e exemplo de vida…Participando de todas as etapas…Deve ser um orgulho para sua família… Parabéns por ser tão inspirador e batalhador e nos proporcionar estas maravilhas que tanto nos encantam e fazem parte do nosso dia-a-dia…Nos ajudam em nosso orçamento e principalmente nos fazem felizes!!! Muito obrigada!!!!

  12. Izina Almeida Araujo 21/03/2017 #

    linda história!

  13. Rosa Vieira 22/03/2017 #

    Que história linda Luciano, amei saber a história dá santa fé feltros já faz parte da minha vida a tanto tempo! É só exercer a criatividade com tantas cores!
    Parabéns para você e o seu Pai que começou a história do Feltro!! Desejo muito mais sucesso…

  14. Simone Maria do nascimento ramos 22/03/2017 #

    Amei sua história Luciano. O feltro é tão importante para mim que a cada trabalho realizado me comove. É incrível o que podemos fazer com nossas mãos com a versatilidade do feltro. Que Deus te abençoe hoje e sempre

  15. Mônica de Oliveira Roma 23/03/2017 #

    Adorei conhecer sua história! A Santa Fé cresceu junto com você!Já parou para pensar que isso tudo faz muita gente feliz??!! Você faz uma #SantaDiferença

  16. Débora Llanos 28/03/2017 #

    Santa Fé para mim não é apenas um produto…é uma história, um resultado!!!
    Sinto que cada detalhe foi pensado por mim e exclusivamente para mim.
    Me sinto em casa quando uso os produtos Santa Fé!!!