Artesanato em cerâmica: crie peças únicas para decorar e usar

Artesanato em cerâmica: crie peças únicas para decorar e usar

A cerâmica é uma das artes mais antigas do mundo. Seus primeiros registros são da pré-história, com vasos de barro de cor enegrecida. Aqui no Brasil os índios já tinham a cultura do barro e produziam variadas peças em cerâmica antes da chegada dos portugueses. Esse material é reconhecido historicamente por sua resistência e, na atualidade, seu uso está muito associado a utensílios de cozinha e objetos decorativos.

 

artesanato-em-cerâmica-2

 

Por mais que os processos de produção da cerâmica tenham se industrializado, ainda existe muita gente que trabalha artesanalmente com a argila, produzindo peças que são marcadas pelo estilo do artesão. Por isso, elas são muito populares em meio ao público que busca objetos personalizados e únicos, afinal uma peça feita por um artesão manualmente nunca será exatamente igual à outra.

 

artesanato-em-cerâmica-3

 

Os tipos de argila são variados e a sua escolha é avaliada a partir do objetivo que se espera com cada trabalho. As argilas claras, por exemplo, são utilizadas na produção da porcelana. As argilas avermelhadas são bastante comuns no artesanato popular brasileiro. Há também argilas de outras cores produzidas pelos fornecedores.

 

artesanato-em-cerâmica-4

 

Além dos tradicionais vasos, a cerâmica pode ser moldada em formatos diferentes, a depender da criatividade e da habilidade do artesão, que, com o treino e o desenvolvimento das peças, vai descobrindo como trabalhar melhor com a argila. Você pode aprender o passo a passo da confecção de um vaso em formato de tatu em um curso da eduK. Também é possível criar objetos utilitários e práticos, como canecas, pratos e muito mais.

 

artesanato-em-cerâmica-5

 

O acabamento das peças pode ser feito apenas com a modelagem da cerâmica ou pode incluir a pintura. Várias técnicas podem ser usadas nessa etapa, como o estêncil e o decalque. Veja mais sobre essas técnicas em um curso só sobre pintura em cerâmica e porcelana.

 

artesanato-em-cerâmica-6

 

Importante lembrar que a cerâmica e a porcelana são materiais diferentes. A porcelana é envolta por uma camada de esmalte transparente, é vitrificada e não possui porosidade. Já a cerâmica é mais pesada, granulada e opaca, com uma aparência mais rústica. Comparando, você percebe a diferença.

 

artesanato-em-cerâmica-7

 

Já trabalhou com cerâmica ou porcelana? Envia uma foto do seu trabalho para a gente pelas redes sociais, nós vamos adorar! 🙂

Novidades
  • Facebook

  • Novidades e-mail

Sobre

Leticia Santos

O amor pelo artesanato vem da infância. Cresceu cercada por linhas e tecidos. Hoje se apaixona por cada nova técnica que conhece.

Posts Relacionados
0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *