Coluna Feltro sem Filtro: transformando vidas pelo artesanato como negócio

Coluna Feltro sem Filtro: transformando vidas pelo artesanato como negócio

O artesanato – em particular em feltro – está na base da economia brasileira. Milhões de famílias encontram nele mais que sua sobrevivência econômica. Elas encontram alegria, dignidade e a descoberta de uma via de expressão e produção artística. Pra ser bem preciso, mais de 8,5 milhões de pessoas trabalham o artesanato como negócio e, com isso, movimentam pelo menos R$ 50 bilhões de reais por ano, só no Brasil! São dados do IBGE registrados no ano de 2012.

Transformando vidas pelo artesanato como negócio

Na empresa onde praticamente nasci, pude ver e ouvir algumas histórias maravilhosas de pessoas que se reencontraram com sua essência ou promoveram uma reviravolta em suas vidas por meio do feltro e suas infinitas possibilidades. Esta parceria com a eduK e com o blog Artesanato e Ponto veio para mostrar histórias maravilhosas de superação, como a da Rachel Mello.

Rachel Mello exibe suas peças: o artesanato em feltro trouxe a ela a chance de se recolocar no mercado de trabalho (crédito da foto: Luciano Amado)

Rachel Mello exibe suas peças: o artesanato em feltro trouxe a ela a chance de se recolocar no mercado de trabalho (crédito da foto: Luciano Amado)

Seu terceiro filho nasceu com paralisia cerebral e apenas 1% de chance de sobreviver, segundo os médicos. Pois ela se agarrou a este 1% e dedicou todas as horas da vida para seu filho. Ficou sem trabalhar e conseguiu se recolocar justamente através do artesanato com feltro e como consultora da maior fábrica de feltros da América Latina.

Nada nesta vida é por acaso, tudo tem um porquê.  Há quase 2 anos, quando comecei a descobrir o feltro, eu não sabia nem pegar numa agulha. Li um blog e fui comprar as coisas. Hoje me divirto quando lembro que comprei um cortador circular pensando que era pra fazer círculos…até hoje estou tentando rsrs. Enfim, era uma fase muito difícil da minha vida, aceitar tudo o que acontecia com meu filho, o fato dele ter quase morrido, largar minha profissão quando eu tinha conseguido, em dois anos dentro de uma empresa, sair do cargo de gerente de cobrança pra controller. E isso com um salário de R$ 4 mil  a mais do que eu ganhava. Troquei o salto por sapatilha, passei fome, dor, desmaiei no ônibus com o Caio no colo com 3 meses de vida… Quando sobrava dinheiro, corria no Centro e comprava feltro, não era o de melhor qualidade, eu podia ver a diferença nas cores. Um dia, comprei 20 pedaços na internet de 30X30. Eram tão lindos meus feltros que fiquei quase um ano para usar rsrs! Depois, comecei a fazer algumas peças, ajudar uma amiga em sua página no Facebook, investi em mais feltro, mais prática e, pouco a pouco, o cansaço e depressão foram dando lugar a mais experiência. Fui ficando cada vez melhor no artesanato em feltro. Um belo dia, recebi o convite do Luciano para ser consultora da marca. Hoje sou também coordenadora do grupo de consultoras, artesã e FÃ do trabalho! Em meio a todas essas conquistas, veio a maior delas: o Caio melhorou a fala, brinca, estuda, entende tudo, ainda não anda, mas pra quem venceu 99% da morte, andar ele vai tirar de letra. E assim, tenho uma gratidão do tamanho do mundo. O feltro hoje é parte inseparável da minha vida!”

Caio e os irmãos são as grandes paixões da Rachel, ao lado, é claro, do artesanato em feltro!

Caio e os irmãos são as grandes paixões da Rachel, ao lado, é claro, do artesanato em feltro! (crédito da foto: Rachel Mello

Elementos como determinação, foco, criatividade e resiliência estão presentes nesta linda história de sucesso, como em várias outras, e podem também ser uma grande referência para a sua própria história. São pessoas que nos inspiram. Juntar arte, empreendedorismo e profissionalismo sempre foi uma missão para mim. Espero que essas palavras também passem a fazer sentido na sua vida!

Um grande abraço e até a próxima Coluna Feltro sem Filtro.

Luciano_Amado

Luciano Amado trabalha com feltro desde os 14 anos. É artesão e artista por natureza. Pós-graduado em Publicidade e Marketing  já teve vários trabalhos de artesanato publicados em revistas especializadas. Apaixonado por fotografia – e por cachorros – já viajou o mundo expondo suas fotos, mas se sente em casa mesmo no chão de fábrica. É em meio à Mata Atlântica, onde mora, que recarrega as energias para seguir evoluindo seu trabalho, como Diretor da Feltros Santa Fé.

 

 

Sobre

eduK

Posts Relacionados
38 comentários
  • Rachel Savio De Mello Carvalho

    abril 11th, 2017 12:10

    Ai Eu só tenho a agradecer por divulgar minha história.... Mostrar que um filho com Paralisia Cerebral não é um peso e sim uma alegria é tudo de bom... Mostrar que a vida pode recomeçar mesmo com algo que nunca foi conhecido não tem preço ... Gratidão define . ! Obrigada Luciano ! Beijos Rachel Mello.

    Responder
  • CLAUDETE A CS SILVA

    abril 11th, 2017 13:02

    Parabéns Feltros Santa Fé e Eduk ,linda historia de vida ,nos faz repenssar nossa vida

    Responder
  • Edvenecia de souza calheiros de castro

    abril 11th, 2017 13:46

    Rachel, lindo de ver e saber!!! Lindo seu filho! Linda essa foto ai em cima!! Bjs Parabéns Feltros Santa Fé !!!

    Responder
  • Sol Alves

    abril 11th, 2017 16:10

    Rachel, como costumo dizer: vc é minha super woman. Exemplo de força, garra e acima de td de MULHER em toda a essência que a palavra traz. Bjs no coração! Santa Fé e Eduk nos ajudando a descobrir que podemos ser grandes!

    Responder
  • Vanessa Moraes

    abril 11th, 2017 18:40

    Poxa fico triste ao ler este post, pois comigo foi bem o oposto, bem mesmo, hoje estou com depressão, passando dificuldades, devido ter me estabilizado nas vendas como consultora santa fé, porém sem nenhum motivo, me tiraram, me prejudicando em todos os sentidos... hoje consigo comprar, porém, não tenho mais acesso ao que é realmente válido, como preços ,promoções etc, só vendem pq

    Responder
    • Vanessa Moraes

      abril 11th, 2017 18:42

      continuação... vendem pq não tem como negar a venda, mas infelizmente fui muito prejudicada ...

      Responder
      • Vanessa Moraes

        abril 11th, 2017 18:55

        Portando discordo do título e fico triste em ler o post, que intitula "ajudar as pessoas e transformar vidas" pode até sim, fazer isso com muita gente, porém, tb existem casos como o meu, que por covardia, derrubam no chão e sem nenhuma explicação plausível ... feita a observação, agora a parte bonita do post: A história da Raquel é muito bonita, e digna de respeito e admiração, mulher forte, de garra batalhadora.

        Responder
        • Carla Fiorito

          abril 12th, 2017 12:39

          Querida Vanessa, lendo o seu depoimento, fiquei realmente comovido. Gostaria muito de conversar com você para esclarecer tudo e corrigir erros que possam ter ocorrido. Nosso objetivo sempre será promover união e através dele o bem estar de todos.Faço questão de ligar pessoalmente para você, tenho certeza que vamos dar um novo rumo nas nossas relações! Obrigado por comentar. Grande beijo! ***Luciano***

          Responder
    • Vanessa Moraes

      abril 12th, 2017 20:15

      Carla, boa noite, obrigada por me entender e sim fico a disposição para conversar, contar um pouco da minha história, inclusive deste ocorrido, que mexeu muito ,mas muito com meu estado mental, pois a Raquel da materia INCLUSIVE, sabe da minha historia, sabe o que ja passei na vida, e quando entrei nessa do feltro, depois como consultora, vi nessa oportunidade para tentar iluminar minha vida, dar um novo sentido, e sim, deu, melhorei bem da depressão, vesti a camisa, e fiz disso meu foco de vida, quando me tiraram , eu fiquei sem chão, pois todos sabem que não fiz nada para merecer a injustiça, muito pelo contrário. Tenho histórico de violência domestica (inclusive a raquel ja viu fotos, tive uma filha que venceU um cancer. etc....) , ACHEI MUITO CRUEL ME TIRAREM A ÚNICA COISA QUE TRAZIA LUZ NA MINHA VIDA! E SEM MOTIVO!!!

      Responder
    • Fred Moraes

      junho 13th, 2017 22:46

      pois é, eu vi de perto toda maldade que fizeram com você... eduk deveria fazer uma pesquisa com vc e muitas outras

      Responder
  • Mercilene Sousa

    abril 12th, 2017 0:30

    Linda história Rachel, te admiro como profissional e como mulher! E acho muito bacana a forma como você lida com o Caio, não como fardo (o que definitivamente ele não é), mas como filho, como uma bênção, com amor, alegria e leveza. Tenho certeza de que o Senhor a levará a lugares cada vez mais altos, você merece cada uma das bênçãos que Ele esta preparando para você!

    Responder
  • Giovana Bortolucci

    abril 12th, 2017 13:27

    Seria muito lindo se tudo fosse realmente assim..... Mais a maioria das artesãs que foram desrespeitadas pela empresa e pelo seu gestor, no caso o colunista.... Estão tentando recomeçar... pois deixaram sonhos, esperanças, e ideias na mão dele..... Não foi só uma não, foram várias!!!!!! Eu inclusive! Boa sorte pra quem acredita em conto de fadas!

    Responder
    • Alice Moreira

      abril 12th, 2017 13:49

      Triste ver a eduk envolvida e dando espaço para alguém que é exemplo de desrespeito com o artesão.

      Responder
      • Carla Fiorito

        abril 12th, 2017 23:36

        Olá Alice! Estamos sempre à disposição para ouvir nossos alunos e usuários. Por favor, fique à vontade para nos procurar diretamente – inclusive pessoalmente se achar que é o caso – para que possamos esclarecer eventuais ruídos. A Coluna Feltro sem Filtro é parte do nosso conteúdo no blog, uma área assinada por alguém que tem relação com o tema do feltro e do Artesanato. Faço o convite para que conheça também nossos demais posts e seções. Neles você vai encontrar um acervo muito rico que, certamente, irá contribuir com o seu conhecimento em Artesanato, já que são cuidadosamente feitos por jornalistas e experts no tema. Paralelamente a isso, o trabalho desenvolvido pela eduK está além do conteúdo da Coluna especificada e é diariamente construído com o objetivo de capacitar todos aqueles que desejam investir profissionalmente em diferentes áreas, como o próprio Artesanato, Gastronomia, Fotografia, Beleza, Moda, Negócios entre outros. Na eduK temos muito orgulho de ajudar a transformar e impactar positivamente a vida de milhões de pessoas. Esperamos poder contribuir dessa forma também com você. Conte conosco para o que for necessário. Um grande abraço!

        Responder
    • Carla Fiorito

      abril 12th, 2017 23:38

      Olá Giovana! Estamos sempre à disposição para ouvir nossos alunos e usuários. Por favor, fique à vontade para nos procurar diretamente – inclusive pessoalmente se achar que é o caso – para que possamos esclarecer eventuais ruídos. A Coluna Feltro sem Filtro é parte do nosso conteúdo no blog, uma área assinada por alguém que tem relação com o tema do feltro e do Artesanato. Faço o convite para que conheça também nossos demais posts e seções. Neles você vai encontrar um acervo muito rico que, certamente, irá contribuir com o seu conhecimento em Artesanato, já que são cuidadosamente feitos por jornalistas e experts no tema. Paralelamente a isso, o trabalho desenvolvido pela eduK está além do conteúdo da Coluna especificada e é diariamente construído com o objetivo de capacitar todos aqueles que desejam investir profissionalmente em diferentes áreas, como o próprio Artesanato, Gastronomia, Fotografia, Beleza, Moda, Negócios entre outros. Na eduK temos muito orgulho de ajudar a transformar e impactar positivamente a vida de milhões de pessoas. Esperamos poder contribuir dessa forma também com você. Conte conosco para o que for necessário. Um grande abraço!

      Responder
      • Fred Moraes

        junho 13th, 2017 22:53

        estão mesmo? pq te enviei audios e audios hahahahahahahahaahah , #edukfaçaumapesquisacomessasartesãs

        Responder
  • Bruna Aparecida Menck Ramos

    abril 12th, 2017 14:47

    Rachel, sua história de vida é emocionante! Você é uma mãe maravilhosa, parabéns por ser quem é! . . Infelizmente, esse senhor não prega o que diz, as palavras dele são lindas, mas as atitudes são horríveis. Desrespeito, humilhações, ofensas, absurdos que não dá pra acreditar Trabalhar com eles e fazer parte da equipe era um sonho, e hoje nós fugimos dela! Eles descartaram os artesãos que nem um lixo.. Humilharam e ofenderam várias artesãs de renome nas redes sociais e essas ficaram a mercê das consequências disso! Eu fui uma das descartadas, sem motivos, sem aviso. Tenho parcerias com várias empresas, das quais sempre foram profissionais, respeitosos e valorosos! Jamais tinha visto ou passado por situação parecida! Nunca vi um despreparo para lidar com as pessoas, tampouco com críticas construtivas e concorrência. Falta de ética, falta de brio na cara, falta de credibilidade. Quem me conhece sabe, que não gosto de me expor, mas as barbaridades são tantas que a revolta toma conta.

    Responder
    • Simone Fonseca de Sousa

      abril 12th, 2017 15:12

      Você está certa Bruna, já passou da hora de todo mundo saber o quanto fomos humilhadas e enganadas, se todas as artesãs que sofreram nas mãos dele, virem a público dar seus depoimentos, logo a máscara cai...

      Responder
      • Joy Mattos

        abril 12th, 2017 16:20

        Sobre a Rachel, sem dúvida, uma forte, mãe dedicada. No mais, não vou renovar a minha assonatira com a Eduk, pq não me sinto representada por esse senhor. Aliás, como artesã, me sinto desrespeitada, quando vocês colocam na equipe uma pessoa que quer socar a sua marca goela abaixo, das pessoas. Diante de tantas histórias e casos tristes que acompanhei de amigas e colegas que foram desfespeitadas até mesmo publicamente pelos gestores da matca em questão

        Responder
    • Carla Fiorito

      abril 12th, 2017 23:33

      Olá Bruna! Lamentamos qualquer inconveniente. Estamos sempre à disposição para ouvir nossos alunos e usuários. Por favor, fique à vontade para nos procurar diretamente – inclusive pessoalmente se achar que é o caso – para que possamos esclarecer eventuais ruídos. A Coluna Feltro sem Filtro é parte do nosso conteúdo no blog, uma área assinada por alguém que tem relação com o tema do feltro e do Artesanato. Faço o convite para que conheça também nossos demais posts e seções. Neles você vai encontrar um acervo muito rico que, certamente, irá contribuir com o seu conhecimento em Artesanato, já que são cuidadosamente feitos por jornalistas e experts no tema. Paralelamente a isso, o trabalho desenvolvido pela eduK está além do conteúdo da Coluna especificada e é diariamente construído com o objetivo de capacitar todos aqueles que desejam investir profissionalmente em diferentes áreas, como o próprio Artesanato, Gastronomia, Fotografia, Beleza, Moda, Negócios entre outros. Na eduK temos muito orgulho de ajudar a transformar e impactar positivamente a vida de milhões de pessoas. Esperamos poder contribuir dessa forma também com você. Conte conosco para o que for necessário. Um grande abraço!

      Responder
  • Pâmella Miraglia Bettoni

    abril 12th, 2017 15:46

    Rachel parabéns pela mãe que você é... gostei de saber sobre sua história. Mas sinto sinto por ela ter sido exposta por uma pessoa de um caráter tão ruim... uma pessoa que humilha, que manipula e ilude pessoas. Um cara que tem todo o o poder de mudar um pouquinho o artesanato fazendo o bem mas que só que na realidade vive de promessas e de destruir o sonho de pessoas. E mesmo sabendo disso ri da cara delas nos bastidores. Triste em ver a EduK abrindo espaço para o exemplo vivo de desrespeito ao profissional artesão.

    Responder
    • Carla Fiorito

      abril 12th, 2017 23:31

      Olá Pâmella!Tudo bem? Obrigada pelo seu retorno. Estamos sempre à disposição para ouvir nossos alunos e usuários. Por favor, fique à vontade para nos procurar diretamente – inclusive pessoalmente se achar que é o caso – para que possamos esclarecer eventuais ruídos. A Coluna Feltro sem Filtro é parte do nosso conteúdo no blog, uma área assinada por alguém que tem relação com o tema do feltro e do Artesanato. Faço o convite para que conheça também nossos demais posts e seções. Neles você vai encontrar um acervo muito rico que, certamente, irá contribuir com o seu conhecimento em Artesanato, já que são cuidadosamente feitos por jornalistas e experts no tema. Paralelamente a isso, o trabalho desenvolvido pela eduK está além do conteúdo da Coluna especificada e é diariamente construído com o objetivo de capacitar todos aqueles que desejam investir profissionalmente em diferentes áreas, como o próprio Artesanato, Gastronomia, Fotografia, Beleza, Moda, Negócios entre outros. Na eduK temos muito orgulho de ajudar a transformar e impactar positivamente a vida de milhões de pessoas. Esperamos poder contribuir dessa forma também com você. Conte conosco para o que for necessário. Um grande abraço!

      Responder
  • JOSÉ ALCIMOU ALVES BARBOSA

    abril 12th, 2017 18:18

    Rachel, como te admiro! Você é uma guerreira, sua perserverança, amor por sua família, certamente servirá como alento e incentivo para tantas outras mulheres. Te conhecer nos ajuda a seguir em frente.

    Responder
  • Emanuelle Monteiro

    abril 12th, 2017 19:10

    Parabéns pela sua história e superação Rachel! Mas é muito triste ver a hipocrisia desse senhor. Quem está nas redes sociais sabe que é tudo mentira. Que ele não faz o que prega. Fui chamada de irracional, de cachorra em outras palavras, fui humilhada e perseguida por reclamar da qualidade do feltros, não recebi meu prêmio por completo do concurso que ganhei. Com pesar, não renovei minha assinatura com a Eduk pq não posso compactuar com isso. Espero que um dias as empresas se importem um só pouqunho menos com dinheiro é um pouco mais com o respeito ao consumidor.

    Responder
    • Carla Fiorito

      abril 12th, 2017 23:29

      Olá Emanuelle! Estamos sempre à disposição para ouvir nossos alunos e usuários. Por favor, fique à vontade para nos procurar diretamente – inclusive pessoalmente se achar que é o caso – para que possamos esclarecer eventuais ruídos. A Coluna Feltro sem Filtro é parte do nosso conteúdo no blog, uma área assinada por alguém que tem relação com o tema do feltro e do Artesanato. Faço o convite para que conheça também nossos demais posts e seções. Neles você vai encontrar um acervo muito rico que, certamente, irá contribuir com o seu conhecimento em Artesanato, já que são cuidadosamente feitos por jornalistas e experts no tema. Paralelamente a isso, o trabalho desenvolvido pela eduK está além do conteúdo da Coluna especificada e é diariamente construído com o objetivo de capacitar todos aqueles que desejam investir profissionalmente em diferentes áreas, como o próprio Artesanato, Gastronomia, Fotografia, Beleza, Moda, Negócios entre outros. Na eduK temos muito orgulho de ajudar a transformar e impactar positivamente a vida de milhões de pessoas. Esperamos poder contribuir dessa forma também com você. Conte conosco para o que for necessário. Um grande abraço!

      Responder
  • Aline Marcelo

    abril 12th, 2017 19:30

    Rachel maravilhosa! Que história de vida! Que pena o dono da Santa fe aqui pregando o que nao faz. .. Nao fui a primeira pessoa que se iludiu e nem serei a ultima! Esse sr nao nos representa!

    Responder
    • Carla Fiorito

      abril 12th, 2017 23:25

      Olá Aline! Estamos sempre à disposição para ouvir nossos alunos e usuários. Por favor, fique à vontade para nos procurar diretamente - inclusive pessoalmente se achar que é o caso - para que possamos esclarecer eventuais ruídos. A Coluna Feltro sem Filtro é parte do nosso conteúdo no blog, uma área assinada por alguém que tem relação com o tema do feltro e do Artesanato. Faço o convite para que conheça também nossos demais posts e seções. Neles você vai encontrar um acervo muito rico que, certamente, irá contribuir com o seu conhecimento em Artesanato, já que são cuidadosamente feitos por jornalistas e experts no tema. Paralelamente a isso, o trabalho desenvolvido pela eduK está além do conteúdo da Coluna especificada e é diariamente construído com o objetivo de capacitar todos aqueles que desejam investir profissionalmente em diferentes áreas, como o próprio Artesanato, Gastronomia, Fotografia, Beleza, Moda, Negócios entre outros. Na eduK temos muito orgulho de ajudar a transformar e impactar positivamente a vida de milhões de pessoas. Esperamos poder contribuir dessa forma também com você. Conte conosco para o que for necessário. Um grande abraço!

      Responder
  • monique bandeira alencar araripe

    abril 12th, 2017 21:10

    Minha amiga você é uma guerreira danada e linda de ver e principalmente se inspirar. Parabéns pelo reconhecimento do seu lindo trabalho, afinal tudo feito com amor e por amor merece todos os aplausos. Felicidades Kel e vamos curtir os louros da vitória . Beijos amore

    Responder
  • Kelly Mendes de Oliveira Casprov

    abril 13th, 2017 3:21

    Rachel mulher guerreira, digna de muita admiração por toda sua história de vida e superação, sem deixar seu belo sorriso de lado, bem como, sem deixar de acreditar que sempre dias melhores estão por vir! Digna de muitos aplausos no palco da vida. Você é merecedora desta belíssima homenagem em meio a tantas palavras sábias. Aproveito a oportunidade para parabenizar ao Luciano Amado pela sua sensibilidade em meio a toda sua rotina de trabalho, a qual, permite vivenciar e reconhecer histórias surpreendentes como a da Rachel e assim sendo, partilhando conosco para nos fazer refletir em como é indispensável acreditarmos em nosso potencial e jamais desistir daquilo que acreditamos. Resultados positivos dependem única e exclusivamente do que filtramos para nós, se focamos e lutamos pelo sucesso em diversos fatores em nossa vida, a chance de alcançarmos os objetivos almejados é mais concreta e eficaz. Entendo que durante sua belíssima trajetória de vida, a qual, é dedicada a sua grande paixão de tornar o dia a dia melhor, oportunizando subsídios que permitam o maior contato com o mundo encantado das cores fabulosas do artesanato, se deparou com tantas histórias de encher os olhos e permitiu fazer brotar em seus anseios a vontade de fazer uma Santa diferença na vida dos artesãos, são atitudes como estas que fazem a vida de muitas pessoas valer a pena e se permitir sonhar e lutar por estes mesmos sonhos. Outrossim, com assinante gostaria de expressar meus sinceros agradecimentos a toda equipe Eduk pela parceria estabelecida com a Empresa Santa Fé, que em muito contribui com grandes ações sociais, a exemplo disso cito e enfatizo projetos como a ação no Cristo Redentor no ano de 2016, momento em que nos permitiu vivenciar o que é de belo na vida e valorizar pequenos gestos em nosso cotidiano. Deixo claro que são parcerias como estas, que permitem grandes realizações e momentos marcantes na vida de muitos culminando com muitas conquistas. Deixo meu abraço carinhoso a todos. Atenciosamente, Kelly Casprov

    Responder
  • Délen Cristine Bernardo

    abril 13th, 2017 14:02

    Débora sua história é linda, Parabéns por ser tão guerreira. Como vc diz nada nessa vida é por acaso. Tudo tem um porquê. Parabéns pelo Príncipe q tem ele irá tirar de letra andar. Que Deus continue te ilumindo, te desejo muito sucesso.

    Responder
  • Claudia Gomes Seregati

    abril 13th, 2017 15:25

    História linda de superação! Que Deus sempre te capacite :) Parabéns Raquel!

    Responder
  • Franciele Machado da Silva

    abril 13th, 2017 15:31

    Parabéns. Linda história. Mulher guerreira e batalhadora. Parabéns Luciana Amado, feltros santa fé, eduk por estar nos mostrando essa linda história.

    Responder
  • Eliana Conceição da Silva

    abril 13th, 2017 18:32

    Rachel ..sua história e parecida com a minha...os filhos não nascem como a gente sonha ou idealiza..há 27 anos,fiz do artesanato uma profissão, para poder cuidar do meu garoto. ..hoje depois de tantos anos vejo o quanto valeu a pena cuidar de tudo eu mesma..posso te garantir que foi um sucesso apesar dos prognósticos. Meu garoto trabalha.namora. estuda me dá trabalho em dobro hoje em dia kkk....tudo passa ....vai firme em frente que a vitória está lá no final.....parabens por ser quem .

    Responder
  • Rayana Martins Schürhaus

    abril 14th, 2017 0:19

    A Rachel é uma mulher iluminada, que traz uma paz enorme á todos que se aproximam! Só tenho a agradecer por conhecê-la, por tê-la em minha vida, e por poder chamá-la de amiga! Mesmo com todos os problemas ela está lá para ajudar sempre que for preciso! Passei por várias situações difíceis em minha vida, e pessoas como a Rachel e o Luciano tem me ajudado mais e mais a cada dia que passa! Obrigada Eduk por nos proporcionar momentos tão bonitos quanto este! Obrigada Luciano e Santa Fé por ajudarem e mudarem a vida de tantas pessoas! Paz e luz á todos!

    Responder
  • Laise Leão

    abril 14th, 2017 17:41

    Nossa que história linda Rachel!Me emocionou demais! E por tão pouco colocamos dificuldades em tudo e vc passando por todas as lutas se ergueu e consiguio superar os obstáculos !Deus abençoe tremendamente sua vida! ♡♡♡Santa Fé e Eduk Parabéns pelo incentivo e pelo exemplo obrigada!

    Responder
  • Joanna Gandra

    maio 24th, 2017 17:04

    Que emocionante!!! Depoimento super inspirador.... Obrigada por compartilhar conosco a sua experiência Raquel. E vamos que vamos! Beijinhos

    Responder
  • CHSuser

    junho 22nd, 2017 5:05

    Default text

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *