História de sucesso: Hélvio Mendonça

História de sucesso: Hélvio Mendonça

Hélvio Mendonça tem uma história de sucesso para contar. Graduado em artes plásticas e pós-graduado em arteterapia, trabalha com arte e artesanato há mais de 15 anos. Já ministrou cursos de artes em geral – pinturas, desenhos, escultura, decoração, mas ao longo de sua trajetória, descobriu suas grandes paixões: o papel e as tintas.

Hoje, Hélvio Mendonça é considerado referência no mercado de scrapbooking, pinturas e decoração de cenários e conta todos os detalhes dessa história de sucesso em um vídeo aqui no Artesanato e Ponto.

Um dos moderadores mais queridos da eduK, Hélvio já deu cursos de pintura artística decorativa e de scrap. Uma das áreas nas quais Hélvio é referência é em scrapbooking.

Scrapbooking

O termo scrap, em inglês, significa “pedaços, fragmentos”. O scrapbooking é uma técnica que usa materiais como papel, fotos, tecidos, rendas e outros apliques, em pedaços, recortes ou retalhos, para personalizar objetos, desde álbuns e agendas até quadros.

Com a colagem desses pedaços, a peça escolhida vai nascendo aos poucos e se torna uma ótima maneira de guardar memórias e trabalhar composições para contar a sua história. Nos Estados Unidos, onde o scrapbooking é muito popular, há uma legião de mais de 25 milhões de pessoas apaixonadas por essa arte ou iniciando seus trabalhos em scrapbooking.

História de sucesso: convite de casamento em scrap feito pelo Hélvio

História de sucesso: convite de casamento em scrap feito pelo Hélvio

Depois de consolidado, o universo do scrapbooking ganha outras dimensões. Sai dos álbuns e surge como uma tendência de mercado. É o scrap festa. Essa variação do scrapbooking é uma das favoritas de Hélvio. O scrap festa utiliza a técnica com papel para confeccionar lembrancinhas e decoração para festas de aniversário, casamento e outras celebrações.

Opção para empreender

No Brasil, os materiais para scrap costumavam ser difíceis de encontrar e tinham um preço alto. Hélvio conta: “as ferramentas são importadas, o que encarece bastante, e a cultura nos EUA sempre foi forte nesse tema”. Mas a técnica caiu no gosto dos brasileiros nos últimos anos, o que tornou o scrapbooking mais acessível. Hélvio garante:

Hoje em dia é possível fazer scrap no Brasil gastando pouco.

O artesão explica que, como é um trabalho com papel, é possível investir apenas no tipo utilizado para scrap e procurar ferramentas alternativas para os recortes e detalhes. Por ser muito versátil, o scrap é uma ótima opção para quem quer começar a empreender. 

Que tal oferecer seu trabalho em scrap para fotógrafos, criando álbuns personalizados? Ou fazer parcerias com empresas de organização de eventos, produzindo mesas de festas, lembrancinhas e até decoração?

Para uma celebração de chá de bebê, Hélvio criou pequenos berços em papel, que foram utilizados para decorar uma mesa produzida por ele (foto). Os bercinhos não são apenas enfeites. Vêm recheados de deliciosos biscoitos, que podem servir como lembrancinha da festa. A delicadeza das formas chama a atenção dos convidados e pode chamar a atenção dos seus clientes.

História de sucesso: decoração de chá de bebê em papel, uma alternativa linda e cheia de charme

Decoração de chá de bebê em papel, uma alternativa linda e cheia de charme

Uma infinidade de possibilidades e formas de construir a sua própria história de sucesso!

Além do scrap, Hélvio tem outra paixão: a pintura

Desde criança, Hélvio foi incentivado pela mãe a pintar. Ele se especializou em vários tipos de pintura, entre elas: Bauernmalerei, Pintura Porcelanizada, Pintura Alusiva e Pintura Line. Sendo que o estilo figurativo abstrato, tema de seu trabalho de conclusão de curso, se destaca entre os preferidos. Quando questionado pelo porquê, Hélvio diz: “é um estilo de pintura expressiva e irregular, que me permite ousar mais. Apesar de algumas semelhanças com o realismo, esse estilo não possui a exigência de ser fiel à realidade, então se eu quiser reproduzir o rosto de uma pessoa e pintar de vários tons de azul eu posso”.

Na hora de compor seu repertório de imagens, Hélvio gosta de fazer pesquisas sobre o tema e busca inspiração no real. A dica de Hélvio para quem quer começar na pintura é:

Estude desenho e inicie as aplicações em tela, para depois passar para outras superfícies, como madeira, por exemplo.

Além de dominar todas essas técnicas, Hélvio teve uma loja de artes e deu aulas de artesanato em sua cidade natal, Uberlândia, em Minas Gerais. Quando sentiu que para ampliar sua história de sucesso, seria necessário ganhar a cidade grande, esse mineiro escolheu São Paulo para buscar seu sonho. “Eu queria mais”, conta Hélvio. Hoje, esse artesão se sente feliz e orgulhoso de olhar para uma de suas peças e pensar: “fui eu que fiz!”.

Veja o depoimento do Hélvio Mendonça neste vídeo e conheça sua história de sucesso.

E você, se inspirou com o Hélvio Mendonça a buscar seu sonho? Sente orgulho de seu trabalho? Conta pra gente nos comentários qual é a sua história de sucesso com a hashtag #euquefiz.

Sobre

eduK

Posts Relacionados
60 comentários
  • Thomaz Castilho

    junho 30th, 2015 17:34

    Hélvio é um cara de criatividade inspiradora. Parabéns pelo trabalho! Aliás, a forma como o olho de texto está ligado ao restante do conteúdo escrito (e não simplesmente um trecho extraído para dar destaque) é muito boa; contribui muito para uma leitura fluida. Gostei bastante do conteúdo!

    Responder
  • Marcia Maria Benjamim

    julho 1st, 2015 15:17

    Parabéns Hélvio temos sempre que sonhar e buscar a realização !

    Responder
  • Claudia Gomes

    julho 1st, 2015 18:54

    Hélvio, você faz a diferença na eduk. E depois de ouvir sua história, você faz a diferença na vida de muitas pessoas como eu que estão em busca desse sonho pintado, costurado, colado, enfim, um sonho de amor pelo artesanato. Obrigada.

    Responder
    • Cristina Luckner

      julho 2nd, 2015 19:46

      Que bonito, Claudia! Que esse seu sonho pintado, costurado, colado, enfim, um sonho de amor pelo artesanato, se realize!

      Responder
  • MARTA DE CARLI

    julho 1st, 2015 21:00

    Hėlvio tu és a pura inspiração para o sucesso para todos nós artesãos. Sabe incentivar, simplificar e desmistificar todas as técnicas. Sempre encorajando as pessoas a não desistir dos sonhos e colocar a sua criatividade a prova. Adorei a matéria. Nada mais justo começar com a estrela da eduk. Parabéns equipe e a todos que faxem a eduk ser um sucesso.

    Responder
  • Eni Oliveira da Silveira

    julho 1st, 2015 23:21

    eu admiro o Hélvio, lembro dele dando aulas nos programas de artesanatos...

    Responder
  • Zélia Maria Veras Mota

    julho 1st, 2015 23:27

    Fiquei muito feliz quando acompanhando o curso hoje de artesanatos o Hélvio, passou essa boa nova deste blog, adorei. A Eduk é realmente uma porta de Sucesso. O Hélvio é ser iluminado e predestinado ao sucesso. Parabéns a Eduk , por ter um Hélvio na sua grade. Obrigada por vocês existirem! Zélia

    Responder
    • Cristina Luckner

      julho 2nd, 2015 19:42

      Oi Zélia! Que bom! Muito obrigada. Fico feliz de ter sua companhia aqui. Volte sempre!

      Responder
  • Raquel Hetmanek Tuyama

    julho 2nd, 2015 11:38

    Hélvio é um querido ! Veio para agregar às aulas de artesanato na Eduk com sua vasta experiência artesanal e criativa, seu conhecimento dos materiais e ferramentas, deixando os professores de cada curso mais tranquilos e seguros, porque ele está ali pra realmente ajudar, somando, melhorando aquilo que já é bom. Aliás, a equipe da Eduk é sensacional ! Parabéns pelo trabalho de todos vocês. Mãe do Japinha

    Responder
  • Sheila Cristiane Vasques Uemura

    julho 2nd, 2015 12:23

    Não o conheço pessoalmente mas o Hélvio na minha visão é uma inspiração. Aprendi a gostar e estudar pela EduK por sua paixão em apresentar os vídeos aulas. Muito carismático, passa a tranquilidade e segurança tão necessária aos artesãos inciantes como eu... Sonho em conhecê-lo, não sou tiete não, me tornei uma eduket <3. Eterna Gratidão querido..

    Responder
    • Cristina Luckner

      julho 2nd, 2015 19:27

      Sheila, que bacana isso! Nós é que somos gratos por você estar com a gente. Volte sempre! Comente sempre!

      Responder
  • Lilian Munhoz

    julho 2nd, 2015 13:24

    Adoro o Hélvio Mendonça! Parabéns!

    Responder
  • Mirian Jaqueline Cariani

    julho 2nd, 2015 13:37

    Helvio querido!!! Engraçado né ser chamado de querido por alguém que você nem conhece, é o que você colhe por conta da sua dedicação e do seu compromisso para conosco artesãos desse Brasilsão de Meu Deus. Helvio sou de Maringá no Paraná, estou aprendendo tanto com a EDUK e amo quando você é o mediador dos cursos que assisto, você faz todas as perguntas que queremos fazer e esclarece tudo muito bem. Eu ainda estou engatinhando, faço caixas de mdf e cartonagem e costura bolsas e lembranças em fim. Obrigada por dividir sua história conosco e nos inspirar ainda mais. Beijo no coração.

    Responder
    • Cristina Luckner

      julho 2nd, 2015 19:22

      Olá Mirian! Obrigada pela sua mensagem! Tenho certeza de que sua história com o artesanato vai longe!

      Responder
  • Nina Dias

    julho 2nd, 2015 15:28

    Olá Hélvio, você é inspirador! Uma pessoa batalhadora e admirável!Parabéns pelo sucesso! bjs Nina

    Responder
  • Thais Amado

    julho 2nd, 2015 15:46

    parabens...guerreiro que compartilhou sua historia conosco....

    Responder
  • Alline Moraes de Melo Farias

    julho 2nd, 2015 23:09

    Aí Hélvio...eu e minha filha somos suas fãs de carteirinha, como diria a minha avó! Parabéns pelo excelente profissional que vc é e sucesso sempre! Um forte abraço!

    Responder
  • Carla Monize

    julho 3rd, 2015 11:27

    #euquefiz #artesdamo amo você Hélvio e saber da sua história só nos torna mais admiradores do seu trabalho. Eu sou Artesã responsável pela Artes da Mô e atualmente estudo artes visuais e faço muitos cursos pela Eduk onde através de cada um passei a me especializar na Encadernação e na Cartonagem entre outros mimos de costura que faço também. Achei ótimo ter mais esse canal de acesso com vocês. Simplesmente amo Artesanatos!

    Responder
    • Cristina Luckner

      julho 6th, 2015 14:25

      Olá Carla, que bela mensagem. Esse canal é feito com muito carinho justamente para pessoas que amam artesanato! Volte sempre, vamos te esperar aqui!

      Responder
  • Fatima de Jesus Rodrigues Afonso

    julho 4th, 2015 9:05

    PARABÉNS HÉLVIO....seja sempre essa pessoa simples que você é, te amamos desse jeitinho...SUCESSO, você é um vencedor.

    Responder
  • RITA FERNANDA RIBEIRO

    julho 4th, 2015 17:24

    Desde que conheci a Eduk admiro o Hélvio, adoro o trabalho dele tanto como artesão, como apresentador, ele é muito carismático. Hélvio você é admirável, que Deus continue te abençoando! Parabéns pelo seu trabalho! Bjos, Fernanda - MG

    Responder
  • Cristiane Rodrigues Papa

    julho 7th, 2015 11:20

    Parabéns Hélvio, você realmente é demais!!! Me apaixonei pelo scrap por sua causa, aprendo cada vez mais com você! Adoro seu trabalho e como o realiza!! Muito sucesso pra você, cada dia mais!!!

    Responder
    • Cristina Luckner

      julho 9th, 2015 11:53

      Oi Cristiane! Obrigada pela mensagem. Sucesso para você e volte sempre aqui no blog, pois estamos preparando muitos posts sobre scrap! <3

      Responder
  • Rivamagna de A. C. Moreira

    julho 7th, 2015 13:12

    Sou uma edukete-Helvete em homanagem a ele! O que posso falar do Helvio a nao ser a grande admiracao que nos artesas sentimos por ele,da pessoa maravilhosa,da alma humana que consegue nao so captar mais transmitir tudo que sabe com um desprendimento impar que poucas pessoas conseguem. Parabens Helvio que sua estrela e seu brilho atravesse os oceanos. Sucesso !

    Responder
  • silvia albuquerque perez

    julho 7th, 2015 14:39

    O primeiro curso que assisti pela Eduk não foi o Hélvio que apresentou. Qdo o Hélvio começou lá estava eu, até então eu só assitia, mas fui me encantando e comprando, hoje tenho 7 e todos apresentado por quem? , pelo Hélvio claro. Os primeiros era um Hélvio meio tímido, mas agora vejo um Hélvio desenvolto, seguro e passando segurança para os professores. Trabalho com bolsas e acessórios, mas assisto a quase todos que ele está moderando. Na Mega não pude ir , mas quem disse que não fui, fiquei o tempo todo na frente do computador assistindo e amando até técnicas que não fazem parte do meu universo, amo a Eduk e o Hélvio, não consigo imaginar um sem o outro. Espero um dia poder abraça-lo. Sucesso Hélvio, por que sucesso é aprender sempre!

    Responder
    • Cristina Luckner

      julho 9th, 2015 11:52

      Silvia, que mensagem mais linda e iluminada! Coisa boa é ver todo mundo aprendendo e se desenvolvendo juntos! Sucesso para você também e volte sempre!

      Responder
  • leda sonia da cruz nunes

    julho 7th, 2015 15:44

    sou nova no Eduk mas o pouco que tenho participado gosto muito de sua presença vou fazer um curso seu, ja fiz artesanato a muuitos anos atrás agora estou de volta querendo aprender de tudo um pouco e desenvolver de novo nesse mundo que é magnifico

    Responder
    • Cristina Luckner

      julho 9th, 2015 11:51

      Oi Leda, que legal, seja bem-vinda ao mundo da eduK e do artesanato! Volte sempre aqui no blog para ver novidades e conversar com a gente!

      Responder
  • Adaíse Santos Moreira Martins

    julho 7th, 2015 23:03

    Sou fã, do Helvio, agora que descobrir que somo conterrâneos das Minas Gerais, me emociona ainda mais, acho que porque também sair de lá, rsrs parabéns e sucesso cada vez mais. Sempre em busca de realizar nossos sonhos, entre linhas, agulhas, botões, panos, tintas... há um lugar ao sol para todos, o importante é nunca desistir, pelo exemplo e incentivo. Abraços equipe da Eduk.

    Responder
  • Ana Regina Sucigan

    julho 10th, 2015 20:21

    Helvio é um profissional de respeito,um ser humano de uma educação e generosidade sem fim. Amo muito! Amei o texto, e como foi colocado de forma que todos nós possamos entender>

    Responder
  • Edira Fátima Fernandes

    julho 16th, 2015 0:11

    Hélvio é uma pessoa, um artista sem igual. Ele possui um carisma único e nos faz ter vontade de "artesanar". Parabéns pela tua coragem e continue sendo um profissional de muito sucesso.

    Responder
    • Cristina Luckner

      julho 17th, 2015 17:14

      Oi Edira, obrigada pela mensagem. E adorei o verbo que você criou: "artesanar".

      Responder
  • Maria Elenilza Prata Orge

    julho 21st, 2015 16:43

    Hélvio e a Eduk, formam o casamento perfeito! Parabéns pela sua trajetória e talento! Hoje, minha vida se resume a assistir a Eduk! Beijos, equipe!

    Responder
    • Cristina Luckner

      julho 27th, 2015 11:57

      Olá Maria Elenilza, que legal que você nos assiste com frequência! Obrigada a você. Qual a sua área dentro do artesanato? Agora com o blog, você tem mais um canal para aprender e trocar informação com a gente! Um beijo!

      Responder
  • Magaly Moreno

    julho 22nd, 2015 12:49

    Hélvio, queridíssimo! Lindo ver/ouvir seu Depoimento! Lindo saber que deu certo, que você é um Vitorioso! Parabéns a você e parabéns a D.Rosa, que lhe preparou para a Vida, tão amorosamente! Quem tem certeza de ser amado, traz na fisionomia e na Alminha o Amor estampado suavemente! Feliz por "conhecê-lo"; obrigada por você existir e fazer parte do meu dia a dia, através dos Cursos maravilhosos da Eduk! Parabéns, Eduk, pela escolha de tão Especial e Competente Profissional! Beijinho no seu coração, Hélvio e no de D.Rosa também! :) <3

    Responder
    • Cristina Luckner

      julho 27th, 2015 11:56

      Oi Magaly, que mensagem bonita e carinhosa. Muito obrigada. Você falou tudo! Um grande beijo.

      Responder
  • Ana Celia da Silva

    agosto 2nd, 2015 16:02

    Hélvio...vocè é uma benção...veio a este mundo para agregar e ser instrumento...adoro seu trabalho, o acompanho em todos...tudo que faz é arte pura...continue assim...você é especial...tudo de bom sempre!!! bjs e obrigada por passar os ensinamentos...

    Responder
  • Fabiana Rafael Boér

    agosto 5th, 2015 17:44

    Hélvio, você faz com que quem te assiste nos cursos da Eduk, sinta prazer em trabalhar com o papel, parece tudo muito simples, basta ter paciência e amor no que se faz. Eu sou uma analista de sistemas apaixonada por artesanato. Trabalhei durante 15 anos em uma empresa só atrás do computador, hoje meu sonho é trabalhar em um negócio próprio e aos 40 anos e 10 de casada poder pensar em aumentar a família. Gostaria muito que você com sua experiência, indica-se os primeiros passos que devemos seguir para termos sucesso nessa carreira, prazerosa. Muito obrigada pelos seus cursos maravilhosos, e pela paciência em mostrar cada detalhe. Continue assim, e é lógico, sempre com a presença de sua mãe que faz toda a diferença. Beijos a você e toda a Equipe.

    Responder
    • Cristina Luckner

      agosto 11th, 2015 12:18

      Oi Fabiana, que incrível saber que você está na busca para realizar seu sonho de trabalhar em seu negócio próprio e com artesanato! Tenho certeza de que com dedicação você vai conseguir! Aqui no blog, temos vários posts sobre como se planejar para fazer essa transição! Um beijo e venha sempre aqui nos contar a sua evolução nessa jornada!

      Responder
  • Antonielly Simonini

    agosto 6th, 2015 6:57

    Parabénsss, me inspirou muito em suas aulas e não quero te perder de vista!!! rsrsr trabalho com eva e suas idéias me abriram a mente para outras criações que posso fazer...não estou nem conseguindo dormir a noite de tantas idéias!! rsrsr Obrigado Hélvio!!

    Responder
    • Cristina Luckner

      agosto 11th, 2015 12:06

      Oi Antonielly, que demais! O Hélvio é inspirador! E é demais quando a nossa cabeça fica fervilhando com ideias. Parabéns! Vá em frente! Sucesso!

      Responder
  • nilda ferreira da rocha

    setembro 9th, 2015 9:57

    Helvio li historia de sua trajetoria de sucesso como artista , ACREDITE isso contagia e nos impulsiona a ter como você diz ter um recomeço ,Parabéns pelo curso maravilhoso que tive o prazer e a felicidade de fazer com você ESCREP FESTA atraves da EDUK ,.a EDUK ESTA DE PARAB~ENS ,MAS O MERITO É SEU . pretendo fazer outros cursos .Um grande abraço

    Responder
  • Patrícia da Costa Bezerra Veiga

    janeiro 21st, 2016 16:45

    Amo de paixão o Hélvio! Bjus...

    Responder
  • Saba Nelli Finoto

    janeiro 21st, 2016 19:10

    Parabéns Helvio, Deus tem abençoou com um dom maravilhoso, e vc generosamente divide com todos.....isso é admirável....Que Deus continue te abençoando e te coroando sempre com êxitos!!!! Abraços Saba Nelli Finoto

    Responder
  • Beatriz R da Silva

    março 3rd, 2016 8:30

    Ele é um apresentador ímpar. A Eduk com certeza perdeu muito deixando-o sair.

    Responder
  • Janaína de Mello Alves

    maio 3rd, 2016 1:26

    Ele é um querido e a gente vê nos olhos o amor pelas artes e o orgulho de ser artesão, merece todo sucesso! Eu adoro costurar, e meu sonho cada dia se concretiza mais, trabalho muito, mas é muito gratificante e gostoso trabalhar com artesanato, se sentir com que se faz não tem preço !

    Responder
  • Belenice mozer

    maio 3rd, 2016 14:13

    parabéns pelos seus dons lindos de criatividade ,buscando inovações ,na eduk tem lindos trabalhos de ensinamentos ,que deus abençõe vc cada dia .

    Responder
  • Evely Casna

    março 27th, 2017 14:38

    Sempre lindo!!! Sou apaixonada pelo Helvio, pela maneira como apresenta os cursos na EDUK... Quando fui participar de um curso de gastronomia queria tê-lo encontrado e dar um abração... rs... mas não foi possível. Dá gosto de assistir aos cursos dele e aos que ele apresenta.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *