Lu Gastal faz acontecer no artesanato com bonecas Tilda e patchwork

Lu Gastal faz acontecer no artesanato com bonecas Tilda e patchwork

“Chama a costureira que eu tô perdendo a linha”. É com essa frase estampada na camiseta que a artesã Lu Gastal recebe amigos e clientes em seu ateliê. De alma colorida, criativa e principalmente divertida, a gaúcha é apaixonada pelo craft e por fazer acontecer, seja no patchwork ou na confecção de bonecas estilo Tilda.

Artesanato Tilda Lu Gastal

As Tildas de Lu Gastal são inspiradas em figuras famosas

Para quem não conhece, as bonecas Tilda têm uma história bem bacana e inspiradora. Criada pela designer norueguesa Tone Finnanger, quando tinha 25 anos, a Tilda original mede 63 cm de altura, possui bochechas marcadas delicadamente e dois pontos para representar os olhos.

Artesanato

A boneca não possui boca, porque segundo sua autora ela fala com o coração. Toda a ideia surgiu enquanto Tone trabalhava em uma loja de artesanato. Estudante de pintura clássica e designer gráfico, transformou Tildas em seu estilo de vida, tornando sua marca conhecida ao longo dos anos e querida por diversos artesãos.

A designer norueguesa Tone Finnanger, criadora das bonecas Tilda (crédito da foto: site Tildas World)

A designer norueguesa Tone Finnanger, criadora das bonecas Tilda (crédito da foto: site Tildas World)

Hoje a marca da designer norueguesa conta com livros, materiais para artesanato, moldes das Tildas, papéis e artigos para decoração. Depois da febre das bonecas ela criou animais e anjinhos no mesmo estilo.

Como Lu Gastal, cada artesã pode se inspirar nessas bonecas e confeccionar seus próprios modelos. Lembrando que Tilda mesmo são apenas aquelas vendidas pela marca da artesã Tone Finnanger, pois são patenteadas. As outras bonecas são apenas inspiradas em seu estilo e têm as particularidades de cada artesã.

Ateliê da Tone, onde as Tildas são a inspiração (crédito da foto: site Tildas World)

Ateliê da Tone, onde as Tildas são a inspiração (crédito da foto: site Tildas World)

Sentiu vontade de aprender a técnica para fazer bonecas Tilda? Lu Gastal ensina a produção e confecção da montagem básica dessas bonecas de pano com perfeição de detalhes. São quatro bonecas diferentes com cabelos e roupas distintos e dicas sobre acessórios e variação de looks para bonecas estilo Tilda. Nesse outro curso, você aprende a confeccionar uma família inteira no estilo Tilda.

Patch criativo

Além das bonecas Tilda, Lu Gastal também é fera no patchwork, a famosa arte de juntar retalhos com padrões e cores diferentes. A combinação de tonalidades e estampas é uma arte em si.

A designer norueguesa e suas criações (crédito da foto: site Tildas World)

A designer norueguesa e suas criações (crédito da foto: site Tildas World)

A vida da empresária é um pouco como uma colcha de patch criativo: une várias facetas em um mesmo lugar. Lu é empresária do artesanato, produz o evento de costura Patch Encontro lugastal e viaja o Brasil para ensinar. É blogueira, participa de revistas de artesanato nacionais e apresenta programas de TV, em que dá dicas de costura e gestão em pequenos negócios. Em 2012 recebeu o prêmio Artesã do Ano.

Em seu curso Patch criativo sem segredos, ela ensina o rico conceito de composição de cores e estampas no patchwork, para você criar costuras que reaproveitam tecidos e formar bases para peças utilitárias para a casa, como jogo americano, trilho de mesa, almofada, manta decorativa e muito mais.

Entrevista com Lu Gastal

A gaúcha começou cedo no artesanato. Busca inspiração em tudo o que vê. Para ela, não podem faltar dedicação, luz natural e ventilação, pois juntos renovam energias. Vem conhecer um pouquinho do universo da Lu com a nossa entrevista.

Família de Tildas feitas por Lu Gastal

Família de Tildas feitas por Lu Gastal

Como você começou no artesanato?

Lembro de, desde criança, gostar de atividades manuais. Não sei se poderia chamar de artesanato; fazia (ou acreditava que fazia) as roupinhas das minhas bonecas, tramava fios e deles nasciam pulseiras de linha. No colégio eu adorava toda e qualquer atividade com cores, canetas ou tintas (até hoje tenho verdadeira paixão por uma caixa de lápis de cor, ou simplesmente uma paleta de cores de qualquer material; isso me fascina!).

Já adolescente aprendi a bordar ponto cruz, esse acho que foi meu início oficial no mundo das manualidades… daí experimentei tricô, pintura country, e, finalmente, conheci o mundo dos tecidos e suas infinitas possibilidades. Quando fiquei mãe essa história de amor entre Luciana e tecidos se acelerou… foi produzindo bonecas de pano para o aniversário de 2 anos da minha primeira filha que rolou essa química, e lá se vão 17 anos nesse relacionamento sério!

Bonecas Tilda

As Tildas confeccionadas têm muita personalidade, você reconhece a Frida à direita?

Onde você busca inspiração?

De tudo, absolutamente! Gosto muito de caminhar e observar os mais diversos contextos cotidianos; a leitura, revistas, e inúmeras alternativas que temos atualmente com o mundo conectado também são excelentes fontes de inspiração.

Qual seu conselho para quem quer complementar a renda familiar com o artesanato?

O artesanato pode ser uma excelente ferramenta para complementação de renda, pelo fato de que engloba inúmeras atividades que podem ser executadas em horários livres, independente de lugar exato. Você pode executar seu artesanato em casa, na casa dos pais, ou carregá-lo na bolsa por onde andar.

Como qualquer outra atividade profissional, o artesanato, se executado com responsabilidade e qualidade, nos oferece excelentes oportunidades de comercialização

A delicadeza das formas e a combinação de cores e estampas chamam a atenção nestas belas bonecas

A delicadeza das formas e a combinação de cores e estampas chamam a atenção nestas belas bonecas

Aliando-se ao fato de que há uma tendência mundial de resgate à atividades manuais, as chances de êxito só aumentam!

Confira nossas dicas para você começar seu negócio de artesanato:

O que não pode faltar no seu ateliê?

Dedicação, luz natural e ventilação – juntos renovam energias!

Aqui no Artesanato e Ponto, somos muito curiosas… Por isso, vasculhamos os ateliês de vários artesãos. Ficou curiosa também? Então veja esses posts:

E no seu ateliê, o que não pode faltar? Quais são suas fontes de inspiração? Conta pra gente nos comentários!

Conheça também outras histórias de artesãs de sucesso:

Novidades
  • Facebook

  • Novidades e-mail

Sobre

eduK

Posts Relacionados
16 comentários
  • maria alcina barbosa

    julho 1st, 2015 16:02

    querida lu! estou te assistindo no curso da mega e tenho teus cursos da eduk.Também participei do pacthencontro em porto alegre. digo tudo isso para que saibas que adoro teu trabalho.gosto da maneira simples que conduz tuas aulas e ao mesmo tempo tão profissional. um grande abraço Maria Alcina Barbosa

    Responder
  • sandra cony birnfeld

    julho 1st, 2015 17:41

    Assisti sua aula de hoje na eduk na Mega e fiquei emocionada com suas palavras no final da aula. Seu carisma é lindo.Parabéns pela mãe, esposa e empresária que foi me apresentada hoje. Felicidades e muito sucesso.

    Responder
  • Maria Do Socorro Cunha de Matos

    julho 1st, 2015 19:45

    querida lu. boa noite. Cada curso teu que assisto fico mais segura no meu empreendimento e tenho certeza que estou no caminho certo. Como voce minha historia com o mundo dos tecidos vem desde os meus sete anos de idade, quando costurei o meu primeiro vestido.Nunca mais me separei deste mundo maravilhoso do fui eu que fiz. Que o sucesso te acompanhe sempre e a nós todos. Sua participação hoje na mega foi espetacular . Vou investir no curso e confeccionar minha primeira tilda. Voce é uma fonte inspiradora. Socorro Matos.

    Responder
  • Raquel Hetmanek Tuyama

    julho 2nd, 2015 11:47

    No meu ateliê não pode faltar tecido !!!! Aliás, qualquer dia não terei mais ateliê, apenas paredes de tecidos...kkkkk A Lu é uma linda, de caretas, trejeitos e gargalhadas contagiantes ! Eu nunca tinha feito patchwork, tinha uma certa implicância com essa coisa de quadradinhos , mas quando ela me apresentou as tais lâminas no curso da Eduk, virei fã total ! Mãe do Japinha

    Responder
  • Valéria de Castro Viana Gonçalves

    julho 3rd, 2015 13:39

    O trabalho da Lu Gastal é belíssimo!! Assisto a todos os cursos dela transmitidos pela Eduk, e é claro que não deixei o da Mega de fora!! rs. Parabéns Lu!!!

    Responder
  • rosangela rezende

    julho 7th, 2015 23:21

    seus trabalhos,são uns MIMOS! Estou apaixonada,PARABÉNS!!!!! Sucesso Sempre.........

    Responder
  • Daniela Schneider

    julho 9th, 2015 16:17

    Desde que conheci o blog da Lu, há 4 anos, me apaixonei pelo antigo estúdio LuGastal, e imediatamente, ao saber que este ficava em Porto Alegre fui conhecer essa pessoa maravilhosa!! Desde sempre, afirmo à querida Lu que ela é minha musa inspiradora!!! O tempo passou.. ela acompanhou minha gestação, o nascimento da minha filha e tem acompanhado as etapas da minha menina, que também adora visitar a loja e fica encantada com cada detalhe fofo e colorido!! Abraços mais que carinhosos querida amiga, mesmo que nem sempre a gente se encontre pessoalmente, estou sempre te acompanhando...

    Responder
  • Janaína Alvoli de Senna

    março 7th, 2016 18:56

    Amei tudinho!

    Responder
  • NELSON LEÃO

    abril 15th, 2016 14:12

    Super legal!!É como bater um papo gostoso e descobrir muitas coisas legais!!!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *