Macramê: decoração, utilitários e muito mais

Macramê: decoração, utilitários e muito mais

Você já conhece o macramê? Essa técnica é completamente manual, sem uso de máquinas ou ferramentas. Basta linhas e mãos para fazer nós e amarrações que criam figuras geométricas e estruturas que servem como base para diferentes peças. Sua origem remete à pré-história, quando as pessoas amarravam fibras para se proteger do clima e criar diferentes objetos.

 

O macramê permite criações variadas, como bijuterias, barrados, cintos, bolsas, calçados e muito mais. Atualmente, a técnica é muito popular na decoração de casa, com suportes para plantas e painéis.

 

macramê-2

 

Um dos principais benefícios do macramê é que praticamente não há desperdício de material, afinal até as sobras dos cordões podem ser utilizadas para a confecção de novas peças. Além disso, o investimento na técnica é baixo, já que não são necessários grandes maquinários ou ferramentas, e o carretel do cordão de algodão utilizado custa cerca de R$10,00 com 50 metros.

 

macramê-31

 

O macramê também é uma alternativa interessante ao mercado da moda e da decoração, afinal você cria suas próprias peças, seguindo a sua criatividade. Você pode inovar nas suas criações e ainda lucrar fazendo itens com design exclusivo. A durabilidade dos produtos também é muito grande.

 

Existem muitos cursos de macramê presenciais e pela internet. Aqui vamos te apresentar algumas peças para você se inspirar e começar a trabalhar com essa técnica tão versátil, econômica, sustentável e criativa.

 

Wallhanging decorativo

 

macramê-4

 

Seu principal objetivo é a decoração de ambientes, dentro ou fora de casa, servindo como um quadro. Mas ele pode servir também como biombo, dividindo cômodos, ou mesmo substituir portas quando pendurado no batente.

 

Wallhanging para plantas e outros objetos

 

macramê-5

 

Essa é uma das peças de macramê mais populares atualmente. Serve como suporte para plantas, mas seu formato e resistência permitem que outros objetos sejam colocados.

 

Hanger para teto ou gancho de parede

 

macramê-6

 

Essa peça pode ser pendurada na parede ou no teto e, no último caso, dá ainda mais liberdade na decoração e distribuição dos ambientes. Assim como o wallhanging, pode servir como suporte para os mais variados objetos.

 

Vai fazer alguma dessas peças? Não esquece de tirar foto e mandar pra gente pelas redes sociais! 😉

Novidades
  • Facebook

  • Novidades e-mail

Sobre

Leticia Santos

O amor pelo artesanato vem da infância. Cresceu cercada por linhas e tecidos. Hoje se apaixona por cada nova técnica que conhece.

Posts Relacionados
0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *