Manual para uma vida craft mostra que o artesanato é para todos

Manual para uma vida craft mostra que o artesanato é para todos

O SuperZiper é um blog de crafts e coisinhas fofas, escrito pelas super Cláudia Fajkarz e Andrea Onishi. O site é pioneiro no tema no Brasil — está no ar desde 2007 — e virou referência ao mostrar que levar uma vida craft está ao alcance de todos.

Famosas no mundo virtual, Cláudia e Andrea investiram também no mundo “real” ao lançarem o livro “Manual para uma vida craft”. Dica amiga do Artesanato e Ponto: esse pode ser aquele presente especial que você estava procurando para alguém igualmente especial e, claro, amante do artesanato!

O Artesanato e Ponto recomenda: procure na livraria mais perto de você (crédito da foto: reprodução Instagram @superziper)

O Artesanato e Ponto recomenda: procure na livraria mais perto de você (crédito da foto: reprodução Instagram @superziper)

Vida craft

O SuperZiper começou como a maioria dos projetos paralelos começa, meio despretensioso. E aí, como também é típico dos projetos paralelos, ganhou fôlego, cresceu e aquele que era lado B, acaba virando lado A. Cláudia e Andrea se formaram juntas na faculdade de publicidade, mas se encontram mesmo no universo craft.

A vida já tinha dado pistas de que linhas, agulhas, sianinhas, grelôs, tesourinhas, botões fariam parte da história das duas. Andrea e Cláudia, na infância, conviviam com materiais como tecidos, máquina de costura, bordado, e, em casa, brincavam de fazer artesanato.

“O blog foi um espaço criado para ter mais foco e objetivo, um lugar para testar materiais a cada semana”, conta Cláudia.

O livro ‘Manual para uma vida craft’

A ideia de traduzir o ambiente do blog em papel foi sendo elaborada aos poucos até que elas chegaram ao livro. São 20 projetos inéditos de PAP, como começar a aventura pelo mundo craft, como organizar seu ateliê, dicas para fazer a tão sonhada transição para “o outro lado da força” e viver de artesanato. E o livro tem também inspiração, kits básicos de materiais e dicas de onde comprar material para artesanato, além de uma lista com “musos e musas” do artesanato pelo mundo. Imperdível! Quem quer levanta a mão!

Tricô é a nova yoga

“O craft é mais do que artesanato, simplificando, a tradução seria essa, mas é mais, é pegar referências da internet, beber da fonte do mundo inteiro, não é algo tão regional. Existem várias definições, mas essencialmente é um artesanato contemporâneo, feito por gente de todas as idades, com mistura de técnicas”, explica Andrea. Hoje o termo craft já está mais popularizado, graças à ajuda do SuperZiper.

E já falamos aqui no blog mesmo como os trabalhos manuais nos ajudam a desconectar desse mundo louco em que vivemos. “Muita gente começa a fazer trabalhos manuais para desestressar. Estamos on-line o tempo todo, multi-tarefas e o trabalho com as mãos exige que a gente pare e se concentre, tem que ter atenção e focar, se não, não sai. Por isso a brincadeira que o tricô é a nova yoga”, diz Andrea.

Claudia e Andrea, do SuperZiper

Claudia e Andrea, do SuperZiper (crédito da foto: divulgação/SuperZiper)

O craft é para todos

“Não pensamos somente nas pessoas que já amam e fazem artesanato, tem muita gente que acha que não leva jeito e essa é uma oportunidade para destravar”, fala Andrea sobre o “Manual para uma vida craft”. O livro, promete a dupla, não é limitado para artesãos e é aquele empurrãozinho que você precisava para começar a se aventurar no mundo das artes manuais. “É um livro para quem gosta de coisas bonitas e legais!”, resume bem Cláudia.

“A gente acredita que sim, o craft é para todos.” Justamente o objetivo desse manual: democratizar o feito à mão e inspirar as pessoas a fazerem coisas legais, seja para si mesmas ou como um negócio.

Sobre

eduK

Posts Relacionados
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *