Conheça as principais técnicas de estamparia

Conheça as principais técnicas de estamparia

Para personalizar produtos e criar identidades de peças e marcas, é sempre interessante apostar em estampas. Isso deixa o mercado de estamparia em destaque, afinal sempre há pessoas interessadas em personalizar seus produtos já prontos ou o material a ser utilizado na confecção. Tanto quem trabalha com design, quanto aqueles que são leigos no assunto, podem se aventurar nesse ramo que exige, principalmente, criatividade.

 

Existem diferentes formas de estampar, desde o uso de carimbos, até prensas ou mecanismos digitais. Cada profissional decide qual é o melhor para o seu trabalho, tanto em resultado, quanto em custo-benefício. Para ajudar você a começar a explorar as variadas possibilidades das estampas, apresentamos aqui algumas das principais técnicas de estamparia encontradas no mercado.

 

Manual

 

técnicas-de-estamparia-2

A estamparia manual apresenta diferentes segmentações, como o estêncil, o grafismo e o carimbo. Essa variedade de possibilidades abre um leque de opções de criação. Pode ser realizada em tecidos, mas também em outras superfícies, dependendo dos materiais utilizados. É interessante para a composição de identidades de marcas ou mesmo para peças específicas. Você encontra muitas inspirações e conteúdos sobre essa técnica em cursos como o Estamparia Manual.

técnicas-de-estamparia-3

 

Serigrafia

 

técnicas-de-estamparia-4

 

É um dos processos de estamparia mais antigos e artesanais. Nele, é utilizada uma tela, que serve como base para a estampa, tinta e um rodo. As estampas podem ser digitalizadas e a película que servirá de base pode ser impressa a laser ou a tinta. Uma possibilidade também é o desenho da estampa em nanquim diretamente na transparência (fotolito). Para aprender mais sobre essa técnica, inclusive o passo passo para a elaboração das artes, você pode acessar um curso específico sobre serigrafia. Apesar de trabalhosa, essa técnica permite um trabalho muito autoral e extremamente criativo.

Transferência

Esse é um dos mais populares métodos de estamparia do mercado. Consiste basicamente na impressão de uma imagem em um papel específico (transfer) e na transferência dessa imagem para o tecido usando uma prensa. Sob calor, a imagem é passada para a peça. Diferentes materiais podem ser estampados com essa técnica, especialmente tecidos. É um método barato que pode gerar grande lucro.

 

Sublimação

 

técnicas-de-estamparia-5

 

Assim como no processo de transferência, na sublimação é utilizada a imagem impressa em papel específico (sublimático) e uma prensa térmica. Porém, neste caso, a transferência da imagem não é direta, pois o material sólido se transforma em gasoso sem passar pelo estado líquido. O principal diferencial dessa técnica é a durabilidade e a qualidade das estampas. Você pode estampar variados materiais usando a sublimação, como canecas, chinelos e tecidos em geral. Você ver mais sobre isso em alguns cursos da eduK.

 

Conta pra gente, você já usa estampas nas suas peças? Qual é a sua técnica favorita?

Novidades
  • Facebook

  • Novidades e-mail

Sobre

Leticia Santos

O amor pelo artesanato vem da infância. Cresceu cercada por linhas e tecidos. Hoje se apaixona por cada nova técnica que conhece.

Posts Relacionados
0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *