Vídeo ensina passo a passo para fazer cacto em biscuit

Vídeo ensina passo a passo para fazer cacto em biscuit

Nesse tutorial em vídeo você vai aprender a fazer um cacto em biscuit de forma fácil e rápida, com a expert Alessandra Assi. Unir biscuit e uma tendência de decoração — os cactos e suculentas– é sucesso na certa. Essa massa versátil, exige apenas algumas ferramentas e criatividade para ganhar formas modeladas à mão. Por isso, o biscuit é o queridinho dos artesãos.

Cactos feitos em Polimer Clay, massa semelhante ao biscuit (crédito da foto: site etsy)

Cactos feitos em Polimer Clay, massa semelhante ao biscuit (crédito da foto: site etsy)

Com um quilo de massa para biscuit, que custa cerca de R$ 15 em casas especializadas, você pode criar até 10 cactos como esse cacto em biscuit que ensinaremos aqui no Passa o PAP. Com o acabamento e um belo vaso, você pode vender cada unidade por até R$ 15.

Ao vender apenas uma peça desse cacto em biscuit, você já paga o investimento que fez ao comprar um quilo de massa.

Por conta disso, o trabalho com o biscuit se tornou uma forma rentável de construir seu próprio negócio. Além de uma técnica popular, a matéria prima é muito barata e, com uma boa dose de imaginação, o resultado fica incrível.

Ferramentas: dá para substituir

Para começar a trabalhar com biscuit, são necessárias algumas ferramentas, além da massa. Mas, se você não tem esses utensílios em casa, a gente te ensina a substituir.

Para desempenhar o papel de esteca e boleador, você vai precisar da tampa de uma caneta Bic. O corpo da caneta (onde vai a carga) também pode servir para criar texturas, assim como o palito de dente pode ser usado para acrescentar detalhes. Ou seja, o principal gasto é com a massa, o resto são suas habilidades que podem ser turbinadas a partir de cursos e prática. O valor das peças para venda podem variar bastante, mas o mais legal é a possibilidade de atuar em várias áreas, desde lembrancinhas de batizado até decoração para festas.

Modelagem com durabilidade

O biscuit aceita muitos nomes. Na América Latina e em parte da Europa, é chamado de porcelana fria. Nos Estados Unidos, é o salt dough. Para os italianos, chama-se pasta di sale.

No passado, a massa era feita apenas de farinha, água e sal. Ao ser usada para modelar objetos, se mostrava pouco resistente. Ainda que fosse possível fazer lindas peças com essa massa, elas não duravam muito tempo.

Para fazer biscuit nos dias de hoje, é acrescentada à mistura outros materiais, como cola. Por conta disso, ele se torna a combinação perfeita para modelagem com durabilidade. Com a consistência do biscuit também é possível dar diferentes acabamentos e pinturas, além de garantir brilho e realçar tonalidades.

No Brasil, a técnica de modelagem com biscuit chegou por volta dos anos 80, nas mãos de artesãos que se dedicavam a pesquisar o tema.

Vasinhos de cactos e suculentas em biscuit (crédito da foto: site Joojoo)

Vasinhos de cactos e suculentas em biscuit (crédito da foto: site Joojoo)

Cacto em biscuit

Já reparou como essas plantinhas estão super na moda? Tem cacto na mesa do escritório e suculenta na pia do banheiro, ou seja, todo mundo quer poder cultivar um pouquinho de verde. Mas o tempo para cuidar bem e manter vivas as plantinhas é curto, então a saída é optar pelas não exijam tantos cuidados.

E quer jeito mais fácil do que fazer um cacto em biscuit? Além de parecer de verdade, ainda dá charme e atitude para qualquer espaço, sem precisar se preocupar com o regador. E quem ensina o nosso PAP de como fazer cacto em biscuit é Alessandra Assi, uma expert apaixonada por biscuit desde 1997. Esse amor a tornou referência na área, principalmente quando se trata de reproduzir as formas da natureza, com flores e plantas diversas. Alessandra já foi professora do Senai e atualmente ministra aulas em seu ateliê e compartilha suas técnicas em diversos programas de TV e revistas.

O que mais chama atenção no trabalho da Alessandra é a fidelidade com que ela reproduz as formas reais. É fácil se confundir e arriscar sentir o perfume no meio das inúmeras flores que ela confecciona.

Ficou curioso? Então aperta o play e gruda no PAP, depois conta pra gente como ficou seu cacto em biscuit ali nos comentários.

https://www.youtube.com/watch?v=yZxzNoIPzIA

Lista de materiais:

  • Massa de biscuit branca (aproximadamente 100gr)
  • Palito de dente
  • Bola de isopor 35mm
  • Cola branca
  • Esteca de plástico (se você não tiver pode utilizar uma tampa de caneta bic)
  • Boleador ( ou tampinha de caneta bic)
  • Pincel cerdas duras
  • Tinta óleo na cor verde
  • Amido de milho
  • Pincel cerdas macias
  • Pincel de cerdas duras (você terá que cortá-lo então certifique-se que será usado apenas para essa finalidade)

Passo a passo:

  1. Faça uma bolinha em biscuit e depois enrole a massa fazendo uma “cobrinha”
  2. Vá enrolando essa cobrinha em espiral, ou seja, como se fosse um caracol
  3. Pegue a bolinha de 35mm em isopor e finque um palito de dente, ele será o apoio
  4. Passe cola no topo da bolinha de isopor e coloque a espiral que foi iniciada com a massinha. A ideia aqui é ir enrolando na bolinha de isopor inteira e conforme for enrolando vá aplicando cola
  5. Pegue a esteca para fazer a marcação no cacto. Caso você não tenha, poderá usar a tampa de uma caneta bic. Aqui você fará as marcações em linhas diagonais do topo até a base
  6. Note que as diagonais se transforaram em quadradinhos, então em cada um deles utilize o boleador para marcar uma bolinha (ou o topo da caneta Bic)
  7. Hora de pintar: utilize o pincel e cubra toda a superfície do cacto
  8. Molhe o pincel no amido de milho para dar efeito e textura ao cacto. Dê batidinhas e cubra toda a superfície pintada
  9. Tire o excesso com outro pincel macio
  10. Corte um pedaço de pincel de cerdas duras, esses fios irão imitar os espinhos do cacto
  11. Faça vários pontinhos com cola branca no cacto todo e vá salpicando os fios do pincel
  12. Prontinho, agora é só colocar em um vasinho ou terrário o seu lindo cacto

Gostou do cacto em biscuit e quer mais inspirações? Confira algumas ideias bem legais para colocar em prática:

E que tal pintar pedras e transformá-las em cactos? - Foto do site danielathings

E que tal pintar pedras e transformá-las em cactos? (crédito da foto: site danielathings)

E tem até opção em papel, ou seja, sem desculpa para não fazer - Foto do site honeynfizz

E tem até cacto em papel, ou seja, muitas opções para experimentar (crédito da foto: honeynfizz)

Inspiração e muitas dicas para você enfeitar seu cantinho e diversificar seu catálogo de vendas.

Sobre

eduK

Posts Relacionados
4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *