Coluna do Hélvio: como trabalhar estampas étnicas e geométricas

Elas estão em alta! Saiba como utilizá-las com sucesso em seu artesanato

Acompanhe a tendência das estampas étnicas e geométricas e deixe seu trabalho mais contemporâneo! (credito da foto: iStock) Acompanhe a tendência das estampas étnicas e geométricas e deixe seu trabalho mais contemporâneo! (credito da foto: iStock) Inspiração
Coluna do Hélvio: como trabalhar estampas étnicas e geométricas

Olá pessoal, hoje vou falar sobre algumas estampas que estão bombando nesse ano de 2017, as étnicas e geométricas. Quando mencionamos as étnicas, imediatamente nos vem à mente a diversidade de culturas e histórias existentes pelo mundo. Para encontrar o significado de cada estampa para podermos identifica-las com sua determinada descendência, precisamos analisar seus traços, suas características e, principalmente, sua história. Mas isso não é tão difícil quanto parece, estas estampas já são usadas há bastante tempo, o que realmente acontece é que hoje o abstrato e o linear estão super em alta e presente em todos os segmentos: moda, beleza, decoração, casa, arquitetura, comércio, etc.

tendencia_etnica

Como existem várias etnias que podemos usufruir de suas culturas, aqui vou escolher apenas duas: as africanas e bolivianas, de forma que possamos explorar bastante suas características para o Artesanato. Independentemente da técnica que você domina e faz, você pode e deve pensar em incluir em seu olhar esses efeitos maravilhosos.

Alguns exemplos para inspirar o seu trabalho (crédito da foto: casarima)
Alguns exemplos para inspirar o seu trabalho (crédito da foto: casarima)

As estampas africanas são conhecidas pelas suas cores quentes como o vermelho, amarelo e verde, juntamente com o perseverante preto. Claro que estou generalizando para termos um início, mas podemos imaginar a estampa africana pensando nos climas sórdidos da África, sua cultura e seus ideais. É muito presente também símbolos como árvores, animais silvestres, flora, tribos, paisagens, africanos adultos e crianças, etc.

(crédito da foto: Salina Beauty)
(crédito da foto: Salina Beauty)
(crédito da foto: panoterapia)
(crédito da foto: panoterapia)

A estampa boliviana é uma das mais comuns e famosas aqui no Brasil entre as sul-americanas. Percebemos com certa frequência seu uso, principalmente no Artesanato, logo isso quer dizer que podemos apostar nessa estampa, pois está mais que comprovado que seu design é também queridinho quanto ao assunto das etnias. Elas possuem traços muito lineares, formando assim muitos listrados com um efeito totalmente personalizado que, ao mesmo tempo, nos apresentam características da cultura Asteca.

blog mariana passos

A geometria presente nas estampas corridas também não é nenhuma novidade, não é mesmo? Bem, mas temos, sim, uma característica que se destaca hoje como a “nova” leitura do geométrico. A moda agora é quebrar a simetria que muitos designers contemplam. É quebrar a repetição dos elementos, das formas e das cores, ou seja, podemos agora misturar várias formas geométricas, misturar cores em suas infinitas tonalidades e usar o quanto quiser. A simetria já era e, óbvio, o certo ou errado ficaram no passado. Para melhor reflexão, ainda vivemos em uma fase artística contemporânea na qual o abstrato reina sobre nossos olhares, nos transformando para, cada vez mais, impormos novos significados sobre tudo e todos.

(crédito da foto: reprodução Pinterest)
(crédito da foto: reprodução Pinterest)

Espero que possam desfrutar bastante das estampas étnicas e geométricas pois possuem grandes conteúdos para adaptarmos em nosso Artesanato, pensando em seus designes e contribuindo para novas tendências. Elas são compatíveis entre si, permitindo uni-las de forma casual e despretensiosa. Além do mais, todas combinam bem com a cultura e tropicalidade do nosso Brasil!

(crédito da foto: the little redhen)
(crédito da foto: the little redhen)

(crédito da foto: Cole e Son)
(crédito da foto: Cole e Son)
(crédito da foto: Tecido Digital)
(crédito da foto: Tecido Digital)
(crédito da foto: Faz Cruz e Ponto)
(crédito da foto: Faz Cruz e Ponto)
(crédito da foto: Laurel&Wolf)
(crédito da foto: Laurel&Wolf)

 

Beijo grande,

Hélvio Mendonça

LoadingAdicionar aos favoritos Facebook
3 Comentários. Participe! :)
  1. Renata Laurentino Dias Sarmento 30/04/2017 #

    Show, Hélvio! Lindas e inspiradoras essas estampas! Amei!!!

    • Carla Fiorito 03/05/2017 #

      Olá, Renata! Que bom que gostou!! Depois conta pra gente como ficou o resultado, caso use as estampas em algum dos seus trabalhos! Grande beijo

  2. patricia morris 17/05/2017 #

    Elas são compatíveis entre si, permitindo uni-las de forma casual e despretensiosa.
    spanish to english