Encadernação artesanal: universo de papéis e costuras

A encadernadora Gabriela Irigoyen fala sobre mercado, criatividade e inspiração

Gabriela Irigoyen, artista da encadernação artesanal Gabriela Irigoyen, artista da encadernação artesanal artística, segura um de seus livros-objeto Tricotando
Encadernação artesanal: universo de papéis e costuras

Você sabe de onde vem a palavra “encadernar”? Do latim, quer dizer amarrar ou ligar. A técnica da encadernação artesanal é tão antiga que possui vários métodos e pode ser utilizada em diversas áreas, desde editoras até grandes empresas.

E ninguém melhor para nos apresentar a esse universo do que Gabriela Irigoyen. A encadernadora é apaixonada por livros e estudou Gravura na Escola de Belas Artes da UFRJ, no Rio. Ela mescla suas criações para o mercado de consumo — álbuns e cadernos –, e obras de arte — seus livros-objeto. Ou seja, além de atender ao público em geral, ela encontrou uma outra fatia que se encanta com suas peças: os colecionadores.

Quer aprender a encadernação e ganhar dinheiro fazendo cadernos, livros e álbuns? Então acesse os cursos da eduK.

Uma pesquisa feita pelo Sebrae ressalta que, por ser um assunto que permite tantas formas de atuação, o mercado de encadernação está movimentado. Cresce a procura por trabalhos personalizados que incluem livros, álbuns, projetos para eventos comerciais e grandes empresas. Justamente por terem uma carga de personalização e exclusividade, esses trabalhos são muito valorizados. Quer chance melhor para empreender?

Principais estilos da encadernação artesanal

Os dois principais estilos são a encadernação artesanal artística e a encadernação artesanal clássica. Enquanto a clássica segue de forma rígida algumas escolas (alemã, francesa e até inglesa), a encadernação artesanal artística presa pelo conteúdo e liberdade de criação na elaboração de objetos de arte.

Vinda de uma família de leitores, Gabi não trabalha só com livros. Trabalha com experiências que mudam a vida das pessoas. A encadernadora é adepta da encadernação artesanal artística, gênero que permite criar de forma mais livre. De qualquer forma, também produz trabalhos, em geral, mais comerciais, utilizando as técnicas da encadernação clássica. Aqui no blog, a gente preparou um guia básico de encadernação para você conhecer tudo sobre essa técnica e começar a costurar seus próprios cadernos agora mesmo!

Entrevista com Gabriela Irigoyen

A encadernadora fala de mercado, criatividade e inspiração. Descubra a encadernação artesanal.

Encadernação artesanal aplicada em livro-objeto, confeccionado por Gabriela
Trabalho de encadernação artesanal aplicada em livro-objeto

Por que você se apaixonou por encadernação artesanal artística?

Na verdade, essa paixão vem do meu amor pelos livros, eu venho de uma família de leitores e na minha casa sempre tivemos muitos livros (nos mudávamos muito e a caixa onde iam livros era a mais importante). Por isso, eu sempre pude manuseá-los, independentemente de ser livro para crianças ou para adultos, o que me deu liberdade para criar quando cresci.

Quando estudei Gravura na Belas Artes, eu utilizava os livros como suporte para montagem dos meus diários visuais, explorando as múltiplas facetas criativas oferecidas. Depois de um tempo trabalhando com ilustração eu pensei que trabalhar o livro como suporte já não bastava, queria trabalhá-lo como estrutura tendo outros formatos e formas que fossem diferentes das que eu encontrava. Então fiz vários livros e comecei a pesquisar isso e me dedicar. Faz 10 anos que essa paixão tomou conta de mim.

Como você acredita que é possível equilibrar peças comerciais com peças artísticas?

Eu divido meu tempo entre os projetos, trabalhando no máximo com cinco por mês e mesclando entre peças feitas sob encomenda e peças em exposição. Os trabalhos sob encomenda ou pronta-entrega são disponibilizados na minha loja on-line e nas exposições também levo peças para serem vendidas. É um trabalho sazonal, tem épocas que eu vendo mais livros para artistas, outras em exposição e outras sob encomenda ou pelo site.

Para mim, o mais importante é você estar com o seu trabalho na vitrine.

É muito interessante porque um trabalho puxa e ajuda a vender o outro, por exemplo quando estou em exposição e as pessoas entram em contato comigo para trabalhos futuros.

Técnica de encadernação artesanal faz dos livros verdadeiras obras de arte
Encadernação artesanal faz do livro verdadeira obra de arte

Quando falamos de livros artísticos, quem é o público que compra?

São vários tipos de público, tem o que quer dar o presente para alguém que gosta de escrever ou desenhar e compra na loja online. Tem o público que gosta de arte e quer investir porque acompanha meu trabalho e gosta (alguns colecionam). E tem aqueles que querem fazer algo especial para datas especiais, ou seja, algo bem específico para presentear alguém que tenha essa sensibilidade e relação afetiva com o objeto livro.

Encadernação artesanal diferente dá um toque especial para este livro-objeto
Livro confeccionado com técnica de encadernação artesanal

Como funciona seu processo criativo? Você pesquisa ou tem alguma dica para que as pessoas possam ter ideias para seus próprios trabalhos?

Você tem que ter um repertório de estudo visual em termos de referência: estudar combinação de cores (elas falam muito sobre emoções), diferentes tipos de papéis para o efeito que você quer dar, costuras. Gosto bastante de estudar bordado, pois além de oferecer muitas dicas de desenhos, também ajuda na elaboração das costuras. Eu pesquiso muito dentro das histórias dos livros, muitas encadernações minhas são baseadas em livros medievais, chineses, japoneses.

Você vai colocando sua cara no trabalho a partir dessas pesquisas e então ele ganha esse valor único e autoral.

Você tem alguma marca em seus livros? Algo que as pessoas possam identificar que aquele trabalho é seu?

Sim, eu tenho uma assinatura com caligrafia feita pelo meu marido, que é calígrafo. Sempre incluo essa assinatura no final dos livros.

Indique três livros de encadernação que te inspiram:

51Gs87zTgmL._SX258_BO1204203200_2
Livro “Little book of book making”

“Little book of book making: timeless techniques and fresh ideas for beautiful handmade books” (“Pequeno livro de fazer livros: técnicas clássicas e novas ideias para lindos livros feitos à mão”, em tradução livre). Esse livro não tem tradução para o português mas pode ser encontrado no site da Amazon. A autora Charlotte Rivers mostra diversas técnicas de encadernação e diferentes tipos de costura para inspirar desde leigos até encadernadores mais experientes.

Livro “Alice através do espelho”

Edição comemorativa do livro “Alice através do espelho”, de Lewis Carrol. Publicada pela editora Cosac Naify com tradução inédita de Alexandre Barbosa de Souza, ilustrações de Rosângela Rennó e texto de Virginia Woolf. A história é contada através de imagens “refotografadas”, o que traz a sensação de multiplicação das Alices e inúmeras possibilidades de inspiração. A capa é uma obra de arte à parte.

 

97233202232
Livro “Encadernação”

Já o livro “Encadernação”, de Josep Cambras, é uma edição que também ensina processos de passo a passo para restauração, proteção e trabalho da estética dos livros. A publicação traz também reflexões sobre a encadernação artesanal artística, que transforma livro em objeto de arte, e a encadernação voltada para o mercado de consumo, que está cada vez mais em alta.

 

Se quiser conhecer mais sobre esse mundo e quem sabe até se arriscar a fazer encadernação, dá uma olhada nos cursos da Gabriela Irigoyen. E você, também é apaixonado por encadernação artesanal artística? Conta pra gente nos comentários!

Conteúdos relacionados:

LoadingAdicionar aos favoritos Facebook
17 Comentários. Participe! :)
  1. Gabriela Irigoyen 24/06/2015 #

    Obrigada pela entrevista Bárbara! Tomara que inspire muitas pessoas e que elas se aventurem pelo universo dos livros! Parabéns pelo blog! <3

    • Marciele Auler 02/07/2015 #

      Como não se inspirar? Lindo trabalho Gabriela! Amei.

      • Cristina Luckner 02/07/2015 #

        Obrigada pela mensagem, Marciele!

      • Gabriela Irigoyen 02/07/2015 #

        Obrigada, Marciele!! Fico feliz que tenha gostado dos trabalhos! Um abraço grande!

  2. Fernanda Rosa Felicio 02/07/2015 #

    Fui mordida por esse bichinho da encadernação. Agora não tem mais volta. Parabéns Gabriela Irigoyen pelos belíssimos trabalhos! Com certeza você nos inspira! Parabéns a EDUK pelo trabalho que vem sendo realizado! Vocês tem ajudado a transformar a vida de muita gente.

    • Cristina Luckner 02/07/2015 #

      Puxa, Fernanda, que mensagem bonita! Muito obrigada! Vamos trabalhar para fazer a diferença juntos!

    • Gabriela Irigoyen 02/07/2015 #

      Ah Fernanda, que coisa boa saber que tem muita gente que ama livros! É uma alegria saber que compratilhamos da mesma paixão!

  3. Maria Auxiliadora Destro Thomann 02/07/2015 #

    Olá Gabriela
    Por favor você poderia me indicar onde comprar os papéis
    que você usou no curso da Eduk.
    Parabenizo pelo curso,pelos trabalhos maravilhosos.
    Estou passando por um momento muito difícil e estou apostando nessa terapia.
    Te agradeço muito por dividir seus conhecimentos e me ajudar a seguir.
    Mas. Auxiliadora

    • Cristina Luckner 02/07/2015 #

      Olá Auxiliadora, tomara que esse mundo incrível da encadernação te ajude a superar essa fase difícil e te traga novas energias. Estamos torcendo!

    • Gabriela Irigoyen 03/07/2015 #

      Olá Maria! Desejo que o ato de criar de livros te ajude a deixar a vida mais leve e com mais inspiração! Conte comigo! Um abraço grande! Sobre os papéis eu compro em dois sites: http://www.ledencadernadora.com.br e http://www.oficinafu.com.br Boa sorte e tudo de bom!

    • Maria Auxiliadora Destro Thomann 03/07/2015 #

      Cristina e Gabriela
      De todo coração agradeço. Bjs esfumados ????

  4. Rosely Cynthia Monteiro Arêas 08/09/2015 #

    Gabriela, gostaria de parabenizar à você pelo belíssimo trabalho que vem desenvolvendo e dizer que foi especialmente inspirador para mim, pois após assistir ao curso na Eduk, tive o impulso de me dedicar de corpo e alma ao fascinante mundo da encadernação artística. Posso dizer que estou encantada e sem dúvida conhecer o seu trabalho fez uma enorme diferença na minha vida. Gratidão!

    • Cristina Luckner 08/09/2015 #

      Oi Rosely, que demais a sua mensagem. É muito bacana ouvir histórias como a sua. Pessoas que têm a coragem de viver do que amam e que resolvem se dedicar a suas paixões. Te desejo toda a sorte do mundo nessa caminhada e tenho certeza de que você vai longe com essa determinação!

  5. Elá Camarena 15/02/2016 #

    Sempre muito completo! Parabéns a equipe!

  6. M. Cecilia Vianna Loeb 19/02/2016 #

    É muito gostoso poder observar o jeito especial de cada encadernadora.
    O trabalho da Gabriela é extremamente cuidadoso. Atual mas sempre se remetendo aos princípios básicos, tradicionais.
    É um prazer imenso, e muito enriquecedor assistir suas aulas.

  7. Ana Maria Delamain Celidonio 26/03/2016 #

    Desde que conheci a eduk, fiquei encantada com esse tipo de encadernação… Mas fiquei na duvida e acabei focando no patwork.. Mas adoraria aprender…adorei a entrevista.

  8. Vanessa Cândido de Lacerda 11/07/2017 #

    Parabéns pelos belíssimos trabalhos! E muito obrigada pela matéria!
    Sou amante dessa arte a adoro mergulhar no universo de encadernadores talentosos como você.
    Honre-nos sempre com sua presença da Eduk! Bom demais!