Cód.: 10529

Curso online de
Comidinhas de boteco japonês (izakaya) com e

Curso disponível para acesso imediato.

Comece agora 7 dias grátis e tenha acesso a todo conteúdo do curso

  • Assista sempre que quiser
  • Pratique o que aprendeu
  • Material complementar
  • Certificado reconhecido

O que você vai aprender:

  1. 1
    O que é um izakaya e as suas entradinhas (otôshi)
    1. Aula 1 Apresentação dos experts e do conteúdo do curso
    2. Aula 2 Origem dos izakaya no Japão
    3. Aula 3 Configuração de um izakaya e as diferenças com restaurantes japoneses
    4. Aula 4 Edamame (soja verde)
    5. Aula 5 Berinjela no missô
  2. 2
    Mais receitinhas de otôshi
    1. Aula 6 Poteto sarada
    2. Aula 7 Nanbanzuke de manjubinha
    3. Aula 8 Rolinhos de shimeji e bacon
  3. 3
    Friturinhas
    1. Aula 9 Izakayas no Brasil
    2. Aula 10 Tonkatsu (copa lombo à milanesa)
    3. Aula 11 Katsudon (tonkatsu com arroz) e katsu-sando (sanduíche de tonkatsu)
    4. Aula 12 Kara ague (frango frito à maneira japonesa)
    5. Aula 13 Bebidas típicas oferecidas em um izakaya
  4. 4
    Receitas de arroz e o negócio
    1. Aula 14 Como fazer o arroz japonês (gohan)
    2. Aula 15 Oniguiri – bolinhos do coração
    3. Aula 16 Chahan (arroz frito)
    4. Aula 17 Comidas típicas de um izakaya – o lado B da culinária japonesa
    5. Aula 18 Logística de um izakaya (horário, equipe, insumos)
    6. Aula 19 Izakaya como negócio (ponto, tíquete médio)

Sobre o curso

O “zaka” da palavra izakaya vem da palavra sakê que, em japonês, significa bebida alcoólica. O restaurante izakaya, esse bar japonês, ou “boteco japonês”, como convencionou-se chamá-lo por aqui, é uma subcategoria de restaurantes japoneses que está em ascensão no mercado gastronômico brasileiro. Com receitas rápidas e deliciosas, o izakaya tem conquistado cada vez mais o público adepto de culinária japonesa popular. Neste curso, o produtor cultural Jo Takahashi e a chef Telma Shiraishi vão introduzir aos interessados o cardápio essencial de um izakaya por meio de aulas práticas. Serão 8 receitas de pratos típicos dos izakaya tradicionais feitos com ingredientes de fácil obtenção no mercado, além de alguns exemplos de casos de sucesso de izakayas paulistanos. O curso terá também um conteúdo histórico da origem do izakaya no Japão, sua importância no cenário econômico japonês, sua propagação para o Brasil e as configurações dos estabelecimentos para servir de referência para futuros negócios. Você que tem interesse em gastronomia oriental e quer apostar num segmento promissor, não perca!

  • Novo app eduK

    Assista a cursos ao vivo e acesse o catálogo de seu smartphone ou tablet.

    Disponível no Google Play Baixar na App Store

  • Grupo aberto dos alunos deste curso no facebook:

    eduK | Comidinhas de boteco japonês (izakaya)

  • Carga horária:

    3 horas

  • Nível do curso:

    Básico

  • Público-alvo:

    Cozinheiros amadores ou profissionais com interesse em culinária japonesa e interessados em investir em botecos japoneses.

  • Objetivo geral:

    Instrumentalizar o aluno com técnicas simples da culinária japonesa, que não demandem conhecimentos preliminares específicos (como seria o caso do sushi). Neste curso serão abordadas receitas práticas que o aluno poderá preparar em sua própria casa para consumo doméstico ou servir em bares e lanchonetes como um diferencial gastronômico de inspiração japonesa. Alguns ingredientes de obtenção mais difícil em regiões longe das grandes capitais serão substituídos por similares nacionais.

  • Pré-requisitos:

    Habilidade básica em cozinha.

Sobre os autores

Jo Takahashi
Jo Takahashi

Produtor e administrador cultural e arquiteto de formação pela Universidade Mackenzie e pós-graduado pela Universidade de São Paulo, foi diretor de arte e cultura da Japan Foundation São Paulo (organização semigovernamental japonesa de intercâmbio cultural), onde atuou por quase 30 anos, realizando mais de 3.000 projetos culturais, dentre os quais se destaca a curadoria da Semana Cultural do Centenário da Imigração Japonesa em São Paulo (2008), grandioso evento composto por mais de 300 atividades em dez dias e que contou com a presença do príncipe japonês Naruhito. Atualmente é diretor executivo da Dô Cultural, que realizou, entre outros projetos, a promoção das Olimpíadas de Tokyo 2020 no Rio de Janeiro em 2016. É produtor de conteúdo do blog Jojoscope e da revista Hashitag. É também curador de arte e cultura do novo Centro Cultural da Aliança Cultural Brasil-Japão, inaugurado em julho de 2017. É autor do livro "Izakaya, por dentro dos botecos japoneses", da Editora Melhoramentos.

Telma Shiraishi
Telma Shiraishi

Após seus estudos na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, envereda pelo caminho da Moda até chegar à Gastronomia. A diversidade de formação rendeu-lhe um olhar multidisciplinar sobre a culinária: o olhar minucioso de cientista se aliou à estética para se chegar a um conceito que une pesquisa permanente, busca do sabor perfeito e apresentação visual refinada. A chef Telma Shiraishi está à frente da cozinha do restaurante Aizomê (eleito o melhor restaurante japonês da cidade pela Folha de S. Paulo, em 2017) há 10 anos, como chef proprietária, apresentando um trabalho minucioso que valoriza os melhores insumos disponíveis no dia, baseado em preceitos da tradicional culinária japonesa. Preza por preparações, sabores e técnicas combinando tradições japonesas e brasileiras, em busca da expressão máxima dos ingredientes locais e sazonais. Além de estar sempre atenta a novos ingredientes, ela também valoriza quem está por trás deles: os pequenos produtores de seu círculo.