Cód.: 8396

Curso online de
Alimentação viva: dê vida à sua cozinha com e

Curso disponível para acesso imediato.

Comece agora 7 dias grátis e tenha acesso a todo conteúdo do curso

  • Assista sempre que quiser
  • Pratique o que aprendeu
  • Material complementar
  • Certificado reconhecido

O que você vai aprender:

  1. 1
    Alimentos fermentados
    1. Aula 1 Conhecendo o expert e o conteúdo do curso
    2. Aula 2 Alimentação viva: o que é e por que consumir
    3. Aula 3 Tipos de fermentação, starters e produção de um chucrute
    4. Aula 4 Kimchi, picles de mamão verde com curry e picles de cenoura
    5. Aula 5 Atividades - Capítulo 1
  2. 2
    Fermentando com outros bacilos
    1. Aula 6 Molho de pimenta e salsão em fermentação lática
    2. Aula 7 Refrigerantes naturais: como produzir seu refrigerante com diversos starters
    3. Aula 8 Kombucha: primeira e segunda fermentação
    4. Aula 9 Atividades - Capítulo 2

Sobre o curso

Em um mundo cada vez mais industrializado, trabalhar com a alimentação viva produzida através da fermentação é um diferencial para quem tem um empreendimento gastronômico ou quer se alimentar com saúde. Neste curso, os experts Leonardo Alves e Fernando Goldenstein, criadores da Cia dos Fermentados, que adaptou e consolidou técnicas da área ao público brasileiro, vão te explicar o que é um alimento vivo e quais são seus benefícios para a saúde. Serão apresentadas as técnicas de produção de 3 refrigerantes naturais, 4 conservas de vegetais (sem vinagres) e do famoso kombucha, grande sucesso internacional que tem se difundido no Brasil, todos com processos de fermentação natural que podem ser feitos em casa. Da teoria à prática o aluno aprenderá a importância deste tipo de alimentação para o bem-estar. Por meio destes conhecimentos, os profissionais da cozinha poderão complementar seus pratos, enriquecendo sabores e oferecendo novidades aos consumidores.


Cursos de gastronomia saudável
Surpreenda seus clientes e mude de vida com uma alimentação mais completa e natural com estes cursos:

  • Novo app eduK

    Assista a cursos ao vivo e acesse o catálogo de seu smartphone ou tablet.

    Disponível no Google Play Baixar na App Store

  • Grupo aberto dos alunos deste curso no facebook:

    eduK | Alimentação viva: dê vida à sua cozinha

  • Carga horária:

    6 horas

  • Nível do curso:

    Intermediário

  • Público-alvo:

    Chefs, donos de estabelecimentos alimentícios que buscam oferecer opções de cardápios saudáveis, pessoas interessadas em geral, veganos, vegetarianos e pessoas com restrições alimentares.

  • Objetivo geral:

    Resgatar práticas de fermentação natural sem adição de conservantes químicos aos alimentos e técnicas de transformação e conservação de fermentados, como kombuchas, conservas e molhos vivos.

  • Pré-requisitos:

    Conhecimentos básicos de cozinha e interesse em inovar ou agregar alimentação viva ao cardápio.

Sobre os autores

Fernando Goldenstein
Fernando Goldenstein

Apaixonado pela cozinha como lugar de conhecimento e experimentação, sempre se interessou por arte e pesquisa básica, aos 6 anos de idade, quando mal alcançava a mesa, já criava seus “bolinhos malucos”. Fez cursos de eletrônica, artes gráficas, marcenaria e fotografia, é bacharel em Física e mestre em Biofísica pela Universidade de São Paulo. Desenvolveu pesquisas na área e, posteriormente, lecionou no Ensino Superior e Médio. Trabalhou por quase dez anos no meio corporativo até perceber que, se não fizesse vivesse de sua paixão, nunca seria completamente feliz. Passou a dedicar-se de corpo e alma a despertar, no Brasil, a cultura da Alimentação Viva. Criou a Companhia dos Fermentados, empresa que segue preceitos de alta qualidade nutricional e de sabor, sustentabilidade ambiental, aplicação de práticas tradicionais sistematizadas com o apoio de técnicas modernas. Além disso, promove cursos e oficinas em que ensina e divulga esta antiga arte e estilo saudável de encarar a vida.

Leonardo Andrade
Leonardo Andrade

Designer digital, programador web e fotógrafo, Leonardo Andrade é formado pelo Instituto Europeu di Design (IED) e pela Escola Panamericana de Fotografia, foi sócio de uma empresa de fotografia por 4 anos e trabalha com recursos digitais há mais de 7 anos. Apaixonado por cozinha, desde pequeno fazia muitos bolos e doces, mas nunca havia pensado em exercer a cozinha como profissão. Pela vivência e paixão pelos alimentos, embarcou na alimentação viva e criou a Companhia dos Fermentados. Além de fazer alquimias na cozinha, criou o site, logo, fotografias e o conceito visual da marca.