capa do curso EduK convida: fotojornalistas

Curso gratuito!

Esse curso é um oferecimento de Fotografia@eduk, Evandro Teixeira, Helio Campos Mello, Juca Martins, Nair Benedicto, Ricardo Chaves, Rogério Reis e Simonetta Persichetti em parceria com a eduK, totalmente gratuito para você aprender mais sobre Fotojornalismo.

Sobre o curso

Áreas • Design e Fotografia

Ser refém de fundamentalistas na Guerra do Golfo, acompanhar o treinamento militar de crianças no Líbano, ser escolhido para acompanhar a primeira visita do Papa à sua terra natal, estar presente em momentos de guerra e saber lidar com as restrições de uma ditadura. Estes são exemplos reais vividos por fotojornalistas prontos para contar suas melhores histórias aqui na eduK. Com a mediação de Simonetta Persichetti, EduK convida: fotojornalistas apresenta a troca de experiências e olhares de alguns dos maiores nomes do fotojornalismo brasileiro. Conheça as histórias e desafios de profissionais que viveram presencialmente as emoções que ajudaram a eternizar e divulgar para o mundo todo.
Nível Iniciante

Sobre o autor

Evandro Teixeira
Evandro Teixeira

Cobriu da chegada do general Castello Branco ao Forte de Copacabana durante o golpe militar de 1964, a repressão ao movimento estudantil no Rio de Janeiro, em 1968, e a queda do governo Salvador Allende, no Chile, em 1973. É autor dos livros: Fotojornalismo (1983), Canudos 100 anos (1997); e 68 destinos: Passeata dos 100 mil (2008), sobre integrantes da celebrada manifestação de protesto à Ditadura Militar.

Helio Campos Mello
Helio Campos Mello

Fundador da Revista “Isto É” em 1976, onde foi fotógrafo e editor de fotografia até 1981. Cobriu a invasão do Panamá em 1989 e a Guerra do Golfo em 1991, quando foi refém do regime de Sadam Husseim, trabalho que lhe rendeu o Prêmio Esso de Jornalismo.

Juca Martins
Juca Martins

Fotografa profissionalmente desde 1970 produzindo reportagens para jornais, revistas nacionais e internacionais. Atuante nos principais veículos de comunicação do país, durante a ditadura militar, cobriu vários conflitos e tem diversos prêmios, incluindo um Prêmio Esso de fotojornalismo e o Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos (Brasil) com reportagem sobre a guerra de El Salvador.

Nair Benedicto
Nair Benedicto

Foi a primeira mulher a participar de manifestações na década de 1970, até então só feita por homens. Suas fotografias integram os acervos do MoMa, de Nova Iorque, do Smithsonian Institute, em Washington, do MAM/RJ e da Coleção Masp-Pirelli. Realizou exposições em São Paulo, Rio de Janeiro e em outros países como França, Espanha, Cuba, Itália, Estados Unidos, Suíça, Equador e México.

Ricardo Chaves
Ricardo Chaves

Autodidata, iniciou a carreira profissional como fotógrafo no jornal Zero Hora, Porto Alegre (1969). Entre as décadas de 70 e 80 trabalhou para os principais veículos de comunicação do país, registrando os conflitos do período da Ditadura e redemocratização do Brasil.

Rogério Reis
Rogério Reis

Formou-se em jornalismo em 1978, quando já trabalhava há um ano como fotógrafo do Jornal do Brasil. Teve uma breve passagem pelo jornal O Globo no ano seguinte, antes de retornar ao Jornal do Brasil, onde permaneceu entre 1980 e 1982, passando depois à revista Veja, com a qual colaborou durante os anos de 1983 e 1984. Entre 1985 e 1987, integrou a seção carioca da agência F4.

Simonetta Persichetti
Simonetta Persichetti

Possui graduação em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (1979), mestrado em Comunicação e Artes pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1995) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Em 2013 entrou com Pós-Doutorado na ECA - Departamento de Jornalismo. Publicou os livros Imagens da Fotografia Brasileira I, Imagens da Fotografia Brasileira II. Foi também autora de entrevistas e textos para o livro Encontros com a Fotografia. Tem 20 anos de experiência em diversas redações como, Editora Abril, IstoÉ, SBT, Nova Cultural. Como docente universitária: Centro Universitário Senac, bacharelado em fotografia; coordenadora da pós-graduação em Fotografia no SENAC, . Desde 1996 é crítica de fotografia e colaboradora do Caderno2 do jornal Estado de S. Paulo e desde 2008 da revista Brasileiros. De 2003 a 2009 organizou a coleção Senac de Fotografia, como editora de texto e imagem. Ministra palestras sobre fotografia pelo Brasil. D

Avaliações

4.64.612540 pessoas opinaram
  • Adriana Cacheada
    5

    Estou iniciando na fotografia e tenho interesse pelo fotojornalismo. Pra mim foi ótimo ver esses mestres que fizeram história. Aprendi muito com eles !

  • Carlos Henrique Zanatta
    5

    RECOMENDO

  • Luciana Bezerra Barcelos
    5

    Essa mesa redonda foi FANTÁSTICA! Gostaria de várias assim! Parabéns a eduk!

  • Anderson Rodrigo da Silva
    5

    O da poltrona vocês foram bem neste programa hein. Adorei. Assisti quase numa tacada só. Adorei, parabéns, foi super divertido!! Háu

  • Esse curso ainda não possui material complementar.