Clicio entrevista Walter Firmo - Grandes nomes da fotografia

4.75
Seja um assinante eduk

Assista a esse curso quantas vezes quiser e baixe o material didático

Assinantes têm acesso ilimitado aos cursos eduK e obtêm certificados de conclusão dos cursos.

Sobre o curso

Áreas • Design e Fotografia

O fotógrafo Clicio Barroso está de volta à eduK para inaugurar uma série de programas para entrevistar renomados fotógrafos brasileiros. E o primeiro conta com uma presença para lá de especial: o mestre das cores, Walter Firmo. Contemplado com o Prêmio Esso de Reportagem e sete vezes campeão no Concurso Internacional de Fotografia da Nikon, o aclamado fotógrafo contará um pouco da sua trajetória de sessenta anos como repórter fotográfico, sobre o desenvolvimento do fotojornalismo no país e sua contribuição no desenvolvimento da mídia colorida. O programa também terá um bloco dedicado para análise e comentários sobre seu portfólio, além das referências para sua linguagem fotográfica. Aproveite o chat para mandar suas dúvidas e prestigiar esse grande nome da fotografia brasileira. Não perca!
Aproveite e conheça outros cursos sobre a teoria e a arte da fotografia:
Nível Iniciante

Sobre o autor

Clicio Barroso Filho
Clicio Barroso Filho

Paulistano, Clicio Barroso Filho cursou a Camera Photoagenthur / Nikon School of Photography, e tem formação em Design de Multimídia. Depois de passar pelo Estúdio Abril, morou e trabalhou em São Paulo, Rio, Estados Unidos e Europa, fotografando editoriais de moda e publicidade. Atualmente, trabalha para agências nacionais e norte-americanas. Participa regularmente de exposições e por três vezes recebeu o Prêmio Abril de Jornalismo, categoria Fotografia. Clicio tem ministrado cursos, palestras e workshops em faculdades e cursos de pós-graduação em instituições como o SENAC, UEL, Escola São Paulo, Escola Panamericana, Madalena CEI, entre outras. É um dos sócios do ADI-Atelier de Impressão, especializado em impressões fineart e metacrilatos.

Walter Firmo
Walter Firmo

Walter Firmo começou sua carreira como fotógrafo profissional no jornal Última Hora, no Rio de Janeiro, em 1957. Em 1960, passou a trabalhar no Jornal do Brasil e, cinco anos mais tarde, fez parte da primeira equipe da revista Realidade como primeiro fotógrafo contratado para o projeto. Em 1971, depois de uma temporada nos EUA, retornou ao Brasil para iniciar uma pesquisa fotográfica sobre as festas do folclore brasileiro. Nessa época, também atuou na área de publicidade, sobretudo para a indústria fonográfica. Entre 1973 e 1982, foi premiado sete vezes no Concurso Internacional de Fotografia da Nikon. De 1986 a 1991, foi diretor do Instituto Nacional de Fotografia da Fundação Nacional de Arte (Funarte). Entre seus livros, destacam-se Walter Firmo – Antologia Fotográfica (1989) Paris Parada Sobre Imagens (2001), Rio de Janeiro: Cores e Sentimentos (2002) e Firmo (2005).

Avaliações

4.84.7532 pessoas opinaram
  • Sandra Regina Vicencio Gomes
    5

    Que venham mais... muito mais...

  • Simone Pimentel
    5

    Apaixonante!

  • Nilce Alves Oliveira
    5

    Excelente iniciativa da EduK oferecer-nos a oportunidade de mergulhar na história, influências e experiências de grandes nomes da fotografia. A escolha do Clício como entrevistador também foi perfeita.

  • André de Souza Pinto
    5

    Muito boa essa ideia de entrevista com os fotógrafos. Além de poder conhecer um pouco da história, também é uma aula.

Uma assinatura eduK,
252 cursos de Fotografia

Incluso na assinatura

  • Acesso ilimitado aos cursos
  • Materiais extras, apostilas e moldes
  • Certificado de conclusão

Oferecemos 7 dias grátis, sem compromisso. Se decidir não continuar, não tem problema, cancele antes do 8º dia e nada será cobrado.

Assinantes podem baixar apostilas e materiais didáticos que ajudam na compreensão do curso.