Clicio entrevista Araquém Alcântara - Grandes nomes da fotografia

4.47413793103448
Seja um assinante eduk

Assista a esse curso quantas vezes quiser e baixe o material didático

Assinantes têm acesso ilimitado aos cursos eduK e obtêm certificados de conclusão dos cursos.

Sobre o curso

Áreas • Design e Fotografia

As memórias, as técnicas e o conhecimento de um dos maiores mestres da fotografia de natureza do Brasil serão o tema de mais uma incrível entrevista. Araquém Alcântara, um dos grandes nomes da fotografia nacional, vai compartilhar suas histórias e experiências com você, aqui na eduK! Clicio Barroso apresenta mais um episódio de série de programas na qual entrevista renomados fotógrafos brasileiros. Neste segundo episódio, Araquém Alcântara conta os passos de sua incrível trajetória e relembra os pontos marcantes de sua carreira e história. Em seus 64 anos, Araquém recebeu ao todo 37 prêmios nacionais e internacionais, teve suas fotos apresentadas em 75 exposições individuais, publicou 47 livros e foi o primeiro a produzir uma edição especial inteira da Revista National Geographic chamada “Bichos do Brasil”. Tudo isso, como fruto de suas mais de 100 expedições que realizou pela Floresta Amazônica, sendo o primeiro fotógrafo a percorrer todos os Parques Nacionais do país. A entrevista discutirá sua trajetória e seu sucesso, além de analisar e comentar seu portfólio e suas referências para sua linguagem fotográfica. Aproveite o chat para mandar suas dúvidas e prestigiar esse grande nome da fotografia brasileira. Não perca!
Cursos sobre a arte da fotografia
Descubra outros cursos da eduK sobre os grandes nomes da fotografia do Brasil e do mundo:
Nível Intermediário

Sobre o autor

Clicio Barroso Filho
Clicio Barroso Filho

Paulistano, Clicio Barroso Filho cursou a Camera Photoagenthur / Nikon School of Photography, e tem formação em Design de Multimídia. Depois de passar pelo Estúdio Abril, morou e trabalhou em São Paulo, Rio, Estados Unidos e Europa, fotografando editoriais de moda e publicidade. Atualmente, trabalha para agências nacionais e norte-americanas. Participa regularmente de exposições e por três vezes recebeu o Prêmio Abril de Jornalismo, categoria Fotografia. Clicio tem ministrado cursos, palestras e workshops em faculdades e cursos de pós-graduação em instituições como o SENAC, UEL, Escola São Paulo, Escola Panamericana, Madalena CEI, entre outras. É um dos sócios do ADI-Atelier de Impressão, especializado em impressões fineart e metacrilatos.

Araquém Alcântara
Araquém Alcântara

Araquém Alcântara, 64 anos, é apontado pelos críticos como um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil e um dos mais importantes fotógrafos em atuação no país. Desde 1970, dedica-se integralmente à documentação da natureza e do povo brasileiro. Seu trabalho, de notoriedade internacional, tornou-se hoje uma referência nacional e fonte de inspiração para os novos fotógrafos. Em sua vasta produção constam 47 livros sobre temas ambientais, 22 livros em co-autoria, 5 prêmios internacionais, 32 prêmios nacionais, 75 exposições individuais, inúmeros ensaios e reportagens para jornais e revistas nacionais e estrangeiras. É o primeiro fotógrafo a documentar todos os parques nacionais do Brasil e a produzir uma edição especial para a National Geographic Society denominada “Bichos do Brasil”. Em 1997 lançou, após dez anos de pesquisas, “TerraBrasil” o livro de fotografias mais vendido no país. Atualmente na décima segunda edição, a obra já ultrapassou a casa dos 80 mil volumes.

Avaliações

4.54.4741379310344829 pessoas opinaram
  • Paulo Marcos de Aguiar
    5

    Excelente! Uma grande aula,, de um grande mestre da fotogfafia!

  • Cristiano Mazzon
    5

    lindo ver e ouvir a Araquém Alcântara falando com tamanha paixao!

  • EDSON JOSÉ NERONE
    5

    Realmente um grande fotógrafo e fico feliz em conhecer mais um dos nossos brasileiros que tentam, através da imagem, mostrar aquilo que somos e temos neste imenso Brasil. Obrigado!

  • Chryslainne Prazeres Araújo
    3.5

    Convidem um fotógrafo de natureza que ensine parte técnica em algum lugar aberto de preferência.

Uma assinatura eduK,
252 cursos de Fotografia

Incluso na assinatura

  • Acesso ilimitado aos cursos
  • Materiais extras, apostilas e moldes
  • Certificado de conclusão

Oferecemos 7 dias grátis, sem compromisso. Se decidir não continuar, não tem problema, cancele antes do 8º dia e nada será cobrado.

Assinantes podem baixar apostilas e materiais didáticos que ajudam na compreensão do curso.