Curso online de Fotojornalismo: cobertura política
Cód.: 9837

Curso online de
Fotojornalismo: cobertura política com

Transmissão ao vivo e gratuita nos dias 23 de Agosto, das 14h às 18h. Reserve seu lugar!

Comece agora 7 dias grátis e tenha acesso a todo conteúdo do curso

  • Assista sempre que quiser
  • Pratique o que aprendeu
  • Material complementar
  • Certificado reconhecido

O que você vai aprender:

  1. 1
    Fotografias que modularam nossa contemporaneidade
    1. Aula 1 Conhecendo o expert e o conteúdo do curso
    2. Aula 2 Temporalidade do fotojornalismo em sistemas em crise
    3. Aula 3 Teatro da guerra e o repórter-fotográfico
  2. 2
    Fotojornalismo: Os riscos e a internet
    1. Aula 4 Os riscos nas coberturas fotojornalísticas cotidianas
    2. Aula 5 Fotojornalismo e a internet
  3. 3
    A caça da imagem e o cenário de trabalho
    1. Aula 6 A caça da imagem
    2. Aula 7 Qual é o cenário de trabalho do repórter-fotográfico com o fim do jornal impresso?
  4. 4
    Agências digitais e produtos autorais
    1. Aula 8 As agências de Comunicação como novo horizonte para o fotojornalista
    2. Aula 9 Como desenhar produtos autorais com arquivos fotojornalísticos

Sobre o curso

Venha conhecer todos os fatores que envolvem a produção de imagens que apresentam a complexidade do cenário político para a sociedade – da criação ao mercado. Saiba como é trabalhar com o inesperado e se ajustar, na fração centesimal do segundo, ao mundo em eterna situação de crise e onde há risco real de morte. Essa beleza de sinergia faz o trabalho do repórter-fotográfico um dos mais importantes e ariscados da atualidade. Para entender a complexidade dessa importante profissão, esse curso terá como base a análise das várias camadas do trabalho do fotojornalista e a análise do impacto das imagens na sociedade. A proposta é vislumbrar a imersão da produção fotojornalística na Cultura e na Arte, com doses importantes de intuição, persistência, um pouco de sorte e muito, muito suor para construção de narrativa da fotografia jornalística. Através de histórias de imagens de grande impacto – sempre relacionadas ao contexto político – e da experiência do expert de mais de 20 anos atuando na sucursal de Brasília para diferentes veículos, percorreremos o caminho de desenvolvimento do olhar de caçador do instantâneo e do entendimento do processo criativo na procura da fotografia jornalística robusta. É um excelente curso para os obsessivos pela imagem exclusiva e para os fotógrafos e os jornalistas que buscam espaço de destaque nos meios de comunicação.

  • Novo app eduK

    Assista a cursos ao vivo e acesse o catálogo de seu smartphone ou tablet.

    Disponível no Google Play

  • Grupo aberto dos alunos deste curso no facebook:

    eduK | Fotojornalismo: cobertura política

  • Carga horária:

    4 horas

  • Nível do curso:

    Intermediário

  • Público-alvo:

    Fotojornalistas, fotógrafos, jornalistas, estudantes de Comunicação e amantes da fotografia

  • Objetivo geral:

    Explorar a sinergia do fotojornalismo em ambientes em crise para apresentar os alunos da Eduk o alcance social da fotografia jornalística e como ela modula a opinião do leitor e transforma a sociedade nacional.

  • Pré-requisitos:

    Conhecimento básico de Comunicação Visual e fotografia. Recomenda-se a leitura do livro: A Máquina de Acelerar o Tempo – conversas sobre o fotojornalismo contemporâneo, ed. Appris, autor Alan Marques.

Sobre o autor

Alan Marques
Alan Marques

Alan Marques é repórter-fotográfico, professor universitário, escritor e produtor cultural. É mestre em Comunicação pela UnB, com MBA em marketing pela FGV, bacharel em jornalismo pela UniCEUB e estudou Administração de Empresas na UDF. Foi repórter da Folha de S.Paulo de 1997 até 2017 com passagens nas redações do Jornal de Brasília (1994 -97) e O Globo (1992 – 94). Fez duas exposições fotográficas individuais no Museu da República de Brasília: Bon Bagay – A luta no Haiti após terremoto em 2012 e Nunca Antes – Uma Viagem pela Era Lula em 88 fotos em 2011. Tem vários livros publicados, destaque para A máquina de acelerar o tempo - conversa sobre fotojornalismo contemporâneo (2016) pela editora Appris; Vencedor de vários prêmios de fotojornalismo e jornalismo entre eles: honra ao mérito Prêmio Esso de Fotografia (2012); 3º lugar no prêmio Photography Masters Cup - Londres/ Inglaterra (2011).