Esse curso é um oferecimento de Fotografia@eduk, Evandro Teixeira, Helio Campos Mello, Juca Martins, Nair Benedicto, Ricardo Chaves, Rogério Reis e Simonetta Persichetti em parceria com a eduK, totalmente gratuito para você aprender mais sobre Fotojornalismo.
Área • Fotografia
Este curso foi disponibilizado em 20/04/2016
Cobriu da chegada do general Castello Branco ao Forte de Copacabana durante o golpe militar de 1964, a repressão ao movimento estudantil no Rio de Janeiro, em 1968, e a queda do governo Salvador Allende, no Chile, em 1973. É autor dos livros: Fotojornalismo (1983), Canudos 100 anos (1997); e 68 destinos: Passeata dos 100 mil (2008), sobre integrantes da celebrada manifestação de protesto à Ditadura Militar.
Fundador da Revista “Isto É” em 1976, onde foi fotógrafo e editor de fotografia até 1981. Cobriu a invasão do Panamá em 1989 e a Guerra do Golfo em 1991, quando foi refém do regime de Sadam Husseim, trabalho que lhe rendeu o Prêmio Esso de Jornalismo.
Fotografa profissionalmente desde 1970 produzindo reportagens para jornais, revistas nacionais e internacionais. Atuante nos principais veículos de comunicação do país, durante a ditadura militar, cobriu vários conflitos e tem diversos prêmios, incluindo um Prêmio Esso de fotojornalismo e o Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos (Brasil) com reportagem sobre a guerra de El Salvador.
Foi a primeira mulher a participar de manifestações na década de 1970, até então só feita por homens. Suas fotografias integram os acervos do MoMa, de Nova Iorque, do Smithsonian Institute, em Washington, do MAM/RJ e da Coleção Masp-Pirelli. Realizou exposições em São Paulo, Rio de Janeiro e em outros países como França, Espanha, Cuba, Itália, Estados Unidos, Suíça, Equador e México.
Autodidata, iniciou a carreira profissional como fotógrafo no jornal Zero Hora, Porto Alegre (1969). Entre as décadas de 70 e 80 trabalhou para os principais veículos de comunicação do país, registrando os conflitos do período da Ditadura e redemocratização do Brasil.
Formou-se em jornalismo em 1978, quando já trabalhava há um ano como fotógrafo do Jornal do Brasil. Teve uma breve passagem pelo jornal O Globo no ano seguinte, antes de retornar ao Jornal do Brasil, onde permaneceu entre 1980 e 1982, passando depois à revista Veja, com a qual colaborou durante os anos de 1983 e 1984. Entre 1985 e 1987, integrou a seção carioca da agência F4.
Possui graduação em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (1979), mestrado em Comunicação e Artes pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1995) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Em 2013 entrou com Pós-Doutorado na ECA - Departamento de Jornalismo. Publicou os livros Imagens da Fotografia Brasileira I, Imagens da Fotografia Brasileira II. Foi também autora de entrevistas e textos para o livro Encontros com a Fotografia. Tem 20 anos de experiência em diversas redações como, Editora Abril, IstoÉ, SBT, Nova Cultural. Como docente universitária: Centro Universitário Senac, bacharelado em fotografia; coordenadora da pós-graduação em Fotografia no SENAC, . Desde 1996 é crítica de fotografia e colaboradora do Caderno2 do jornal Estado de S. Paulo e desde 2008 da revista Brasileiros. De 2003 a 2009 organizou a coleção Senac de Fotografia, como editora de texto e imagem. Ministra palestras sobre fotografia pelo Brasil. D